O milagre da manhã saudável: será que funciona?

O livro “O milagre da manhã” de Hal Elrod que fez muito sucesso no mundo todo, prega a filosofia que devemos acordar as 5 horas para fazer exercício, meditação, leitura, afirmações positivas e programar o dia, este é o chamado milagre. Realmente muito produtivo, saudável e indicado ter um tempo dedicado a nós mesmos. E tudo isso é muito importante, mas só é válido e funciona se você previamente teve o sono perfeito.

O que é o sono perfeito? Dormir, a quantidade necessária com a qualidade necessária para que a rotina da vida aconteça no dia seguinte. Quantidade necessária é um valor individual que varia entre 6-9 horas. Já qualidade tem muitas variáveis, entre elas, poucos despertares, sono tranqüilo, fazer todos os ciclos de sono com todas as suas fases (superficial, profunda, REM) e sem perturbações na respiração.

No livro o autor defende o horário afirmando que todos podemos nos tornar matutinos e que não teríamos necessidade de dormir tantas horas por dia. Certamente você já ouviu a expressão “cada um tem seu ritmo”, comprovada cientificamente, são nosso ritmo biológico e circadiano. Estes ritmos são geneticamente programados, portanto como qualquer sequência genética, podem ser modulados, até certo ponto, com exposição ambiental. Ou seja, conseguimos uma certa adaptação social do nosso relógio biológico, mas mudanças extremas não são favoráveis à nossa saúde(1). Por exemplo, se você precisa dormir 8 horas por noite e tenta se adaptar a dormir 6 horas certamente sofrerá com os efeitos imediatos da privação do sono, como irritabilidade, cansaço, sonolência, lentificação do pensamento. Estudos também mostram que privação do sono crônica aumenta o risco de ganho de peso, diabetes, infarto e até mesmo câncer(2).

Você tem dificuldade de acordar cedo da manhã? Quando o faz fica morrendo de sono o dia todo, caindo pelos cantos e tomando um cafezinho atrás do outro para levar o dia? Não se sinta sozinho, apenas cerca de 30 % da pop tem o cronotipo matutino (digamos, o software do milagre da manhã instalado de fábrica). Os outros cronotipos existentes são os intermediários, estes podem se adaptar aos horários e os vespertinos, grupo de pessoas que tem o relógio biológico programado para funcionar com maior atividade e atenção à noite(1,3). Então se você está com dificuldades de acordar as 5 horas, fique tranquilo o seu milagre pode ser feito em outro horário.

Ao final de tudo sempre buscamos o equilíbrio da vida, isso inclui uma alimentação saudável, exercícios físicos, vida social, espiritualidade, relacionamentos e claro, para poder fazer tudo isso, ter um bom sono. Respeitar a sua individualidade e o seu ritmo é fundamental para sua saúde e qualidade de vida.

 

Bibliografia

  1. Bauducco S, Richardson C, Gradisar M. Chronotype, circadian rhythms and mood. Curr Opin Psychol [Internet]. 2020;34:77–83. Available from: https://doi.org/10.1016/j.copsyc.2019.09.002
  2. Huecker. JAHMR. Sleep deprivation. Fundam Sleep Technol Second Ed. 2019;28–36.
  3. Tempaku PF, Arruda JR, Mazzotti DR, Gonçalves BSB, Pedrazzoli M, Bittencourt L, et al. Characterization of bimodal chronotype and its association with sleep : A population-based study. Chronobiol Int [Internet]. 2017;34(4):504–10. Available from: http://dx.doi.org/10.1080/07420528.2017.1306707
Compartilhar nas rede sociais
Share on Facebook
Facebook
Pin on Pinterest
Pinterest
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin