Qual é a diferença entre o resfriado e a gripe ?

A gripe e o resfriado comum são ambas doenças respiratórias, virais febris, agudas, geralmente benignas e autolimitadas. Há sintomas similares entre elas mas na gripe eles são mais intensos e podem causar complicações mais graves como, por exemplo, pneumonia. Estas doenças também são causadas por vírus diferentes. A gripe é causada pelo vírus da Influenza e seus subtipos e os resfriado são causados por mais de 200 subtipos de vírus como rinovírus, coronavírus, vírus respiratórios sincicial e adenovírus.O diagnóstico é clínico e no caso de necessidade de internação ou presença de complicações pode-se pedir exames laboratoriais complementares.
A maioria das infecções respiratórias superiores são transmitidas pelo contato com as secreções, já que os vírus podem ficar viáveis na pele humana por até duas horas. Pessoas de todas as idades são suscetíveis a infecção pelo vírus influenza. Alguns indivíduos estão mais propensos a desenvolverem complicações graves, especialmente aqueles com condições e fatores de risco para agravamento, entre esses: gestantes, adultos com idade maior que sessenta anos, crianças com idade menor que dois anos e indivíduos que apresentem doença crônica especialmente doença respiratória crônica, cardiopatia, obesidade (IMC ≥ 40), diabetes descompensada, síndrome de Down e imunossupressão e imunodepressão. A vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da influenza.

Veja abaixo a diferençados sintomas que podem apresentar as pessoas doentes:

Indivíduos que apresentem sintomas de gripe devem:

• Evitar sair de casa em período de transmissão da doença (até 7 dias após o início dos sintomas);
  • Restringir ambiente de trabalho para evitar disseminação;
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados;
  • Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos;

* O serviço de saúde deve ser procurado imediatamente caso apresente algum desses sintomas: dificuldade para respirar, lábios com coloração azulada ou roxeada, dor ou pressão abdominal ou no peito, tontura ou vertigem, vomito persistente, convulsão.

Bibliografia

1. Uptodate – The common cold in adults: Diagnosis and clinical features. Authors Daniel J Sexton, MD Micah T McClain, MD . Literature review current through: Jun 2016. |  updated: Feb 25, 2016.
  2. www.telessauders.com.br https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/biblioteca_em_saude/086_resfriado_gripe_20160422.pdf
  3. Portal da Saúde – Ministério da Saúde www.saude.gov.br.http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/orientacoes-influenza

Sorry, the comment form is closed at this time.