Ronco e Apnéia

O ronco não é apenas um som produzido ao dormir. Quando acompanhado de paradas de respiração, as apnéias, passa a ser uma condição patológica que senão tratada, pode trazer diversas consequências deletérias ao paciente como: sonolência diurna, dores de cabeça, cansaço, olheiras, problemas cardíacos e pulmonares e elevação da pressão arterial.

O problema é mais comum que se imagina: uma em cada oito pessoas ronca, com uma maior porcentagem no sexo masculino, tornando-se mais frequente com o avanço da idade. Observa-se também, uma íntima relação com o ganho de peso. Pessoas que estão acima do seu peso ideal tem mais chances de apresentar roncos e apnéias.

Atualmente, o ronco é considerado uma patologia de origem multifatorial, ou seja, na maioria dos casos vários fatores podem se somar para produzir o ronco: ganho de peso e obesidade, deposição de gordura na região do pescoço, uso de álcool e medicamentos alterações anatômica dos ossos da face (hipoplasia de mandíbula, retrognatia) do nariz (desvio septal, pólipos nasais), e da garganta (hipertrofia das adenóide e amígdalas), mulheres na menopausa, flacidez das paredes musculares da faringe por diminuição do seu tônus, entre outros.

Há algum tempo atrás, o ronco era tratado apenas como um problema social, pelo incômodo causado àqueles que conviviam com o paciente roncador. Hoje, com os estudos mais aprofundados sobre o assunto, sabemos que o maior prejudicado é o próprio paciente, que pode ter sua qualidade de sono diminuída e consequentemente todo metabolismo modificado pela falta de oxigenação que ocorrem durante as apnéias.

Abaixo segue uma tabela (Escala de Epworth) para medir o grau de sonolência diurna, faça o teste para si ou para algum familiar. Se o resultado for acima de 10, é um sinal que pode estar ocorrendo algum destes distúrbios do sono e você precisa ser avaliado por um médico otorrinolaringologista. Roncos e apnéias têm tratamento, basta um correto diagnóstico dos fatores que estão causando o problema.

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.