Intervenção é indicada principalmente para tratar casos de sinusite crônica que não são controlados por meio de tratamento medicamentoso
A cirurgia dos seios da face é uma intervenção geralmente indicada para pacientes que sofrem com sinusite de repetição, sinusite crônica, polipose nasal e alguns tipos de tumores no nariz. De maneira geral, o procedimento consiste na desobstrução dos espaços ocos existentes no crânio e nos ossos da face, ao redor do nariz, evitando o acúmulo de secreções e prevenindo infecções.
Também chamada de sinusectomia, a cirurgia dos seios da face não é realizada necessariamente com o intuito de curar os casos de sinusite crônica. O objetivo principal da intervenção é desobstruir os canais faciais, devolvendo a capacidade natural de drenagem do organismo e permitindo que os medicamentos aplicados via nasal alcancem os seios nasais. Entenda melhor a seguir:
O que é sinusite?
A sinusite se caracteriza pela inflamação dos seios paranasais, que são cavidades ocas e cheias de ar localizadas ao redor do nariz, bochechas, testa e entre os olhos. Essa alteração pode ser decorrente de infecções virais, bacterianas ou fúngicas, além de processos alérgicos ou irritativos.
Esse tipo de condição leva à obstrução das vias de drenagem dos seios paranasais, causando sintomas que incluem:
- Congestão nasal;
- Dor facial;
- Sensação de peso na face ou nos dentes;
- Tosse crônica;
- Secreção espessa e amarelada.
A doença pode se manifestar de forma aguda ou crônica, sendo que o primeiro caso normalmente é desencadeado por alergias ou resfriados e tem curta duração. Em relação à sinusite crônica, a alteração se prolonga por mais de 3 meses e pode estar associada a problemas anatômicos ou doenças específicas.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!
Como é a cirurgia dos seios da face?
Atualmente, a cirurgia dos seios da face é realizada preferencialmente por meio de videoendoscopia, um procedimento em que o especialista utiliza uma câmera acoplada em um aparelho endoscópico para visualizar os seios faciais sem a necessidade de fazer uma incisão na região. Com isso, é possível identificar os canais estreitos que conectam os seios ao nariz e avaliar a drenagem da região.
A cirurgia dos seios da face é realizada com o paciente anestesiado, em ambiente hospitalar, com uma das narinas funcionando como via de acesso. A partir dessa metodologia, é possível remover obstruções, drenar secreções acumuladas e restaurar a função dos seios paranasais. Dependendo do caso, pode ser realizada também a remoção de pólipos nasais e correção de anormalidades estruturais.
Quando é indicada a cirurgia dos seios da face?
A sinusectomia é indicada principalmente para casos de sinusite crônica ou quadros da inflamação que não podem ser controlados a partir de tratamentos medicamentosos. Nos casos em que foi identificado que a inflamação é resultante de problemas anatômicos como desvio de septo ou presença de pólipos nasais, a cirurgia dos seios da face também pode ser recomendada.
Outros casos em que a cirurgia dos seios da face pode ser indicada incluem complicações da sinusite, nas quais o paciente tem sua qualidade de vida prejudicada, e obstruções estruturais que impedem a penetração de medicações ou de soro fisiológico. O objetivo é sempre fazer com que os seios faciais permaneçam abertos e capazes de drenar o muco.
É fundamental que o procedimento seja sempre recomendado por um otorrinolaringologista, que poderá avaliar o quadro de maneira criteriosa e identificar as necessidades de cada caso.
Vantagens do procedimento
Conforme foi explicado, o principal objetivo da cirurgia dos seios da face é melhorar a ventilação e a drenagem dos seios paranasais, restaurando a funcionalidade das estruturas. Nesse sentido, as principais vantagens que podem ser alcançadas a partir do procedimento são:
- Alívio dos sintomas de sinusite;
- Melhora da qualidade de vida do paciente;
- Prevenção de complicações da sinusite;
- Melhora da resposta do organismo aos tratamentos medicamentosos;
- Em alguns casos, correção das deformidades existentes.
Pós-operatório da cirurgia dos seios da face
Uma vez que a cirurgia dos seios da face é realizada a partir da narina, sem a necessidade de cortes no rosto do paciente, o pós-operatório da sinusectomia é tranquilo e rápido. Os cuidados necessários são relativamente simples, e incluem cuidados que priorizam a cicatrização e controle de desconfortos, como dor facial leve.
Entre as principais recomendações pós-operatórias, estão:
- Não ficar encostando no nariz;
- Lavar o rosto apenas com água fria;
- Administrar adequadamente todos os medicamentos prescritos pelo cirurgião;
- Evitar o consumo de alimentos e bebidas muito quentes, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia dos seios da face;
- Não se expor ao sol;
- Esperar liberação médica para realizar atividades físicas.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!
Existe risco de complicação?
Todo procedimento médico certamente oferece riscos, mesmo que raros, e com a cirurgia dos seios da face isso não é diferente. As principais intercorrências possíveis dizem respeito a sangramentos, infecções ou lesões na região operada.
Qual profissional realiza a cirurgia dos seios da face?
A sinusectomia é uma intervenção que deve ser realizada por um médico otorrinolaringologista, pois este profissional tem treinamento específico para tratar alterações nasais e seios paranasais. Esse especialista está apto a identificar e tratar — tanto clinicamente como cirurgicamente — condições que afetam as estruturas nasais.
Entre em contato e agende sua consulta com a RinoClínica.
Fontes:
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial