Cirurgia combina a intervenção de correção de desvio de septo com a cirurgia plástica de nariz, trazendo inúmeros benefícios ao paciente
A rinosseptoplastia é um procedimento que une técnicas da cirurgia plástica de nariz (rinoplastia) com a correção do septo nasal, chamada septoplastia. Trata-se de uma intervenção indicada para pacientes que sofrem com os desconfortos causados pelo desvio de septo e, ao mesmo tempo, se sentem insatisfeitos com a aparência de seu nariz.
A combinação dessas duas técnicas cirúrgicas faz com que a rinosseptoplastia seja capaz de trazer melhoria funcional do nariz, promovendo também a autoestima do paciente por meio do aprimoramento de sua relação com a autoimagem. Entenda melhor sobre este procedimento a seguir!
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!
Quando é indicada a rinosseptoplastia?
A cirurgia de rinosseptoplastia é indicada para pacientes que apresentam alguma queixa respiratória causada pelo desvio de septo, uma condição em que a estrutura que separa as duas narinas não é reta. Dependendo do grau deste desvio, a alteração pode levar a sintomas bastante prejudiciais à qualidade de vida, tais como:
- Dores de cabeça constantes;
- Nariz congestionado;
- Sinusite recorrente;
- Dificuldade respiratória e olfativa;
- Hemorragias nasais;
- Roncos ou barulhos constrangedores realizados pelo nariz.
Os casos acima podem indicar a necessidade de realizar uma septoplastia para corrigir o desvio apresentado pelo septo nasal. Quando o paciente também apresenta uma grande insatisfação relacionada à aparência de seu nariz, o cirurgião plástico responsável pela avaliação do caso pode indicar a realização da cirurgia combinada a uma rinoplastia, ou seja, a rinosseptoplastia.
Diferença entre a rinoplastia e a rinosseptoplastia
A rinoplastia é um procedimento cirúrgico de caráter apenas estético, que pode ser realizado com o intuito de afinar, alongar, levantar o nariz ou corrigir imperfeições que causam incômodo ao paciente. Este tipo de cirurgia plástica pode trazer melhorias estéticas à harmonia facial, promovendo melhora da autoestima e trazendo mais satisfação pessoal ao paciente.
A rinosseptoplastia, conforme foi explicado, é uma cirurgia que combina a rinoplastia com a correção do septo nasal. Neste caso, o procedimento é estético e funcional ao mesmo tempo, permitindo que o paciente corrija dois incômodos em uma única intervenção. Este procedimento é mais complexo do que a rinoplastia, mas ainda assim é bastante seguro e pouco invasivo ao paciente.
Cuidados antes e depois da rinosseptoplastia
Assim como ocorre em toda cirurgia, seja ela estética ou não, a rinosseptoplastia exige a adoção de alguns cuidados tanto antes como após a intervenção. Os principais cuidados pré-operatórios envolvem a realização de exames indicados pelo cirurgião e pelo anestesiologista, tais como avaliação cardiológica, hemograma e tomografia computadorizada dos seios da face.
Além disso, é fundamental que o paciente siga todas as recomendações pré-operatórias no que diz respeito a ajustar hábitos de vida, suspender o uso de determinados medicamentos, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e adotar uma dieta equilibrada. Todas essas recomendações são passadas ao longo das consultas pré-operatórias.
Depois da rinosseptoplastia, o paciente precisará tomar todas as medicações prescritas pelo especialista, além de evitar atividades físicas, evitar ambientes muito quentes, não se expor ao sol e fazer lavagens nasais com soro fisiológico. Também é necessário comparecer às consultas de retorno com o cirurgião, de modo que seu processo de cicatrização seja acompanhado.
Em geral, a recuperação da rinosseptoplastia é bastante tranquila, mas o paciente pode apresentar certo desconforto para respirar nos primeiros dias, com sensação de nariz entupido, além de leve dor de cabeça e sangramentos nasais. Todas essas alterações devem se relatadas ao especialista.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!
Benefícios
A rinosseptoplastia é um procedimento que pode trazer inúmeros benefícios ao paciente, uma vez que é capaz de corrigir anormalidades da estrutura nasal ao mesmo tempo em que promove melhorias à harmonia facial. Em outras palavras, a cirurgia traz os benefícios tanto da rinoplastia, como da septoplastia.
Entre os principais benefícios da rinosseptoplastia, é possível citar:
- Melhoria do tamanho e proporção do nariz;
- Redução das crises de sinusite;
- Aprimoramento do desempenho esportivo;
- Melhora do olfato e paladar;
- Harmonização do nariz com o restante do rosto;
- Melhoria da qualidade de sono;
- Qualidade de vida geral ao paciente;
- Melhora da autoestima e relação com a autoimagem;
- Combinação de duas cirurgias em uma, eliminando a necessidade de dois processos pré e pós-operatórios.
Qual profissional realiza a rinosseptoplastia?
É importante destacar que o nariz cumpre um papel fundamental na manutenção da vida e saúde dos indivíduos, ajudando a filtrar o ar respirado, aquecendo e umidificando o ar que chegará aos pulmões e ajudando a dar ressonância à voz. Este órgão também ocupa um lugar de destaque no rosto, influenciando diretamente na aparência geral do indivíduo.
Isso significa que qualquer intervenção no nariz, quando não é bem-sucedida, pode causar sérios transtornos estéticos e funcionais ao paciente. Por isso, é fundamental que a rinosseptoplastia seja sempre realizada por um profissional especializado em sua estrutura. No caso, o especialista mais recomendado é um otorrinolaringologista.
Entre em contato com a RinoClínica e saiba mais sobre as cirurgias no nariz.
Fontes: