Fale conosco pelo WhatsApp

Rinoplastia

Rinoplastia

Cirurgia realizada no nariz pode ter finalidade estética ou funcional

A rinoplastia é um tipo de cirurgia plástica que tem por objetivo remodelar ou reposicionar as estruturas nasais. O procedimento pode ser realizado com finalidade estética, conferindo um novo visual à área, ou funcional, quando é feito com o intuito de tratar distúrbios respiratórios relacionados à anatomia do nariz.

Diversas técnicas cirúrgicas podem ser realizadas na rinoplastia, de acordo com a finalidade desejada e com as características anatômicas individuais do paciente. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o procedimento está entre as cirurgias plásticas mais realizadas em homens e mulheres no país.

Para quem a cirurgia é indicada

Como mencionado anteriormente, a rinoplastia pode ser indicada a pessoas que desejam mudar a aparência do nariz por razões estéticas, harmonizando-o visualmente ao rosto. Assim, podem ser ajustadas estruturas como a ponta do nariz, o perfil, as narinas e o dorso nasal, além da largura e da simetria.

O procedimento também é indicado às pessoas que necessitam do procedimento para corrigir distúrbios respiratórios. Nesses casos, os problemas mais comumente diagnosticados são:

  • Desvio de septo;
  • Hipertrofia nasal;
  • Fraturas;
  • Rinites;
  • Pólipos nasais;
  • Apneia e ronco;
  • Rinossinusite.

Entretanto, é importante ter atenção a alguns detalhes que podem contraindicar a rinoplastia. Primeiramente, é fundamental que o paciente esteja em boas condições no estado geral de saúde. Quanto à idade, é importante que a pessoa tenha mais de 16 anos ou tenha o desenvolvimento nasal completado.

A rinoplastia também é contraindicada a mulheres grávidas e que estejam amamentando, e às pessoas com doenças que possam aumentar o risco de complicações ou dificultar a consolidação dos resultados da cirurgia.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!

Tipos de rinoplastia

De acordo com o método realizado no procedimento e sua finalidade, a rinoplastia pode ser classificada em alguns tipos, que são:

Rinoplastia aberta

Feita por meio de uma incisão na pele a partir das narinas. A pele é levantada, de modo que as estruturas nasais fiquem expostas, permitindo ao cirurgião visualizar e manipular a área a ser operada. É o método mais tradicional de rinoplastia, ainda que exija um período de recuperação maior e mais delicado.

Rinoplastia fechada

Na rinoplastia fechada, as incisões são feitas no interior das narinas. Isso possibilita o acesso às estruturas ósseas e cartilaginosas, permitindo ao cirurgião fazer as alterações necessárias. Esse tipo de rinoplastia costuma ter um período de recuperação mais rápido.

Rinosseptoplastia

A Rinosseptoplastia, é realizada a rinoplastia combinada à correção do septo nasal, sendo indicada às pessoas que precisam fazer ambos os procedimentos. É o principal tipo de cirurgia realizado no tratamento do desvio de septo.

Rinoplastia secundária

Quando um paciente já tiver realizado um procedimento no nariz sem obter os resultados desejados, pode se submeter a uma rinoplastia secundária, que ajusta as imperfeições ou complicações geradas ou deixadas pelo tratamento anterior.

Rinoplastia com turbinectomia

A rinoplastia com turbinectomia é indicada a pacientes com hipertrofia dos cornetos nasais, que ocorre quando o tamanho exagerado dessas estruturas faz com que o fluxo de ar seja estreitado. Na turbinectomia, são removidos total ou parcialmente os cornetos nasais.

Como a rinoplastia é feita

Como vimos, existem diversas técnicas pelas quais a rinoplastia pode ser feita. De modo geral, todos os procedimentos consistem na realização de inserções para que o cirurgião acesse as estruturas ósseas e cartilaginosas que compõem o nariz.

A partir disso, são realizados os ajustes no contorno do nariz de acordo com a finalidade estética ou funcional da cirurgia. Por fim, é feito o curativo, que também depende do tipo de rinoplastia realizado no paciente, ainda que, de modo geral, o nariz pode ficar tamponado e imobilizado por um período depois do procedimento.

A cirurgia deve ser realizada em ambiente hospitalar, com o paciente sob anestesia geral ou local com sedação. A duração do procedimento pode variar de acordo com a técnica, mas costuma ser entre 2 e 3 horas.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!

Cuidados pré e pós-procedimento

Para que os benefícios da rinoplastia se estabeleçam corretamente e sem complicações, é importante se atentar a cuidados recomendados em todas as etapas do procedimento, desde as primeiras consultas médicas até a recuperação total.

Pré-operatório

O pré-operatório da rinoplastia começa com as consultas com o médico para estabelecer os objetivos da cirurgia. Depois, são realizados alguns exames para avaliar o estado geral de saúde do paciente antes do procedimento.

Nos dias que antecedem a cirurgia, é importante ter atenção a uma série de cuidados, que incluem:

  • Comunicar o médico sobre qualquer doença prévia ou uso de medicamentos contínuos;
  • Conversar com o médico sobre o uso de medicamentos que possam causar problemas na coagulação sanguínea;
  • Parar de fumar pelo menos duas semanas antes da cirurgia;
  • Evitar o álcool na semana anterior ao procedimento;
  • Fazer jejum de pelo menos 8 horas no dia anterior à cirurgia;
  • Ir ao hospital com o rosto limpo, sem maquiagem ou adereços;
  • Informar ao médico qualquer sintoma de doença infecciosa que possa impedir a realização do procedimento.

Pós-operatório

A recuperação da rinoplastia envolve uma série de cuidados essenciais para que não haja nenhuma complicação e os resultados possam ser percebidos após a cicatrização completa. Cada método cirúrgico exige cuidados e períodos de recuperação específicos, ainda que, de modo geral, podemos citar:

  • Fazer repouso relativo nos primeiros sete dias após o procedimento, retomando as atividades aos poucos a partir do sétimo dia;
  • Não fumar, consumir bebidas alcoólicas e alimentos não saudáveis;
  • Cuidar dos curativos de acordo com as recomendações prescritas;
  • Tomar os medicamentos de acordo com a prescrição médica;
  • Higienizar a região de forma adequada, evitando banhos quentes;
  • Não expor a pele aos raios de sol sem proteção adequada.

A cicatrização da rinoplastia costuma ser lenta — principalmente em procedimentos abertos e de maior complexidade —, uma vez que os resultados definitivos podem levar de 6 a 12 meses para se estabelecerem. No entanto, nas primeiras semanas após o procedimento, e tomando os cuidados corretos, já é possível perceber melhora.

Quais os benefícios da rinoplastia?

Como dito anteriormente, a rinoplastia é uma cirurgia que pode ter diversas finalidades. A melhora da aparência do rosto proporcionada pelo ajuste no contorno nasal pode fazer com que a pessoa se sinta melhor com a própria autoestima.

Além disso, nos casos em que o procedimento é realizado com finalidade funcional, é possível ter de volta a qualidade de vida prejudicada pelas dificuldades respiratórias. Em alguns casos, é possível aliar as duas finalidades, proporcionando um bom visual estético e melhora de distúrbios respiratórios.

Entre em contato com a RinoClínica e agende já sua consulta.

Fonte:

Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica