Fale conosco pelo WhatsApp

Videolaringoscopia

Videolaringoscopia

Exame é realizado com intuito de investigar alterações nas estruturas bucais, cordas vocais e laringe

A videolaringoscopia é um exame de imagem realizado pelo otorrinolaringologista com o intuito de avaliar as estruturas bucais, além de orofaringe, hipofaringe, laringe e cordas vocais. Trata-se de uma avaliação semelhante à nasofibrolaringoscopia, mas que utiliza uma fibra óptica rígida que é introduzida pela cavidade oral do paciente.

Podemos dizer que a videolaringoscopia indireta é realizada com aparelho rígido, chamado de laringoscópio. Mas também podemos visualizar as mesmas áreas com aparelho flexível que é inserido pelo nariz, chamado nasofibrolaringoscópio. Dependendo do caso, o exame via oral com aparelho de laringoscopia pode ser substituído pelo exame via nasal com aparelho de nasofibrolaringoscopia.

Como é feita a videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é um exame rápido e simples, que pode ser feito no próprio consultório médico, em ambiente ambulatorial. Para a realização do exame são seguidos os seguintes passos:

  • O paciente é posicionado sentado de maneira confortável;
  • É aplicado uma anestesia local, geralmente em spray;
  • O paciente abre a boca e o videolaringoscópio é inserido por esta cavidade;
  • O aparelho capta e registra imagens e os sons obtidos, permitindo que o médico tenha material para fazer um diagnóstico adequado.

O paciente consegue respirar normalmente, assim como falar quando solicitado pelo médico. Dependendo do caso, o exame pode ser realizado com a colocação do aparelho a partir do nariz do paciente.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!

Quando a videolaringoscopia é indicada?

A videolaringoscopia é um exame que tem por objetivo visualizar e identificar alterações em estruturas da cavidade oral, orofaringe, hipofaringe e laringe, diagnosticando doenças que não poderiam ser devidamente identificadas sem o uso do aparelho. A avaliação é indicada para investigar sintomas como:

  • Pigarro crônico;
  • Tosse crônica;
  • Tosse com sangue;
  • Rouquidão;
  • Alterações na voz (disfonia);
  • Perda de voz (afonia);
  • Dificuldade ou dor para engolir;
  • Sensação de caroço na garganta;
  • Dificuldade respiratória em crianças.

Entre as principais condições que podem ser diagnosticadas a partir da videolaringoscopia, estão:

  • Nódulos e/ou pólipos nas cordas vocais;
  • Cistos intracordais;
  • Sulcos vocais;
  • Laringite crônica;
  • Papilomatose laríngea;
  • Leucoplasia;
  • Paralisia das cordas vocais.

Além disso, o exame pode ser indicado para investigar:

  • Alterações relacionadas a refluxo gastroesofágico;
  • Sintomas que podem indicar a presença de tumores malignos ou infecções;
  • Condições de saúde de pacientes fumantes.

Por fim, a videolaringoscopia pode ser solicitada para investigar e acompanhar as condições das cordas vocais de pessoas que fazem uso da voz de maneira profissional e precisam ficar atentas a alterações. É o caso, por exemplo, de cantores, palestrantes e pessoas que trabalham na televisão ou rádio.

Como se preparar para a videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é um exame que não demanda uma preparação específica para ser realizado, sendo muitas vezes feito como parte das avaliações de rotina no consultório do otorrinolaringologista. Não é necessário que o paciente adote qualquer tipo de conduta específica antes de se submeter ao exame.

No caso de pacientes alérgicos a anestésicos, entretanto, é importante que ele informe esta condição ao médico.

Cuidados após o exame

Como foi explicado, a videolaringoscopia é um exame simples e que pode ser realizado no próprio consultório. Por isso, geralmente não são necessários cuidados específicos após o procedimento, e o paciente pode retomar sua rotina normal imediatamente.

É possível que o indivíduo sinta um leve desconforto apenas durante a realização do procedimento. Não é comum que esse incômodo persista após o término do exame, e o médico deve ser procurado caso isso ocorra.

Qual profissional realiza a videolaringoscopia?

A videolaringoscopia é um exame que deve ser realizado por médico especializado em otorrinolaringologia, que possui conhecimento específico no diagnóstico e tratamento de alterações e doenças relacionadas à garganta, laringe e cordas vocais. Esse especialista também se responsabiliza pelo cuidado com o ouvido, nariz, seios faciais, faringe, laringe, cabeça, pescoço e boca.

Durante a avaliação clínica realizada pelo otorrinolaringologista, o profissional poderá identificar a necessidade de realizar uma videolaringoscopia. Esse mesmo especialista poderá conduzir o exame de forma adequada e segura ao paciente, interpretando os resultados obtidos e realizando um diagnóstico adequado da condição apresentada.

Caso algum tratamento seja necessário, o otorrinolaringologista também deverá utilizar as informações obtidas a partir da videolaringoscopia para estabelecer um plano terapêutico adequado, levando em consideração também as necessidades individuais do paciente. O especialista também deverá fornecer todas as recomendações referentes ao tratamento.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!

Conheça a Rinoclínica

Localizada em Porto Alegre (RS), a RinoClínica é um centro especializado idealizado pelas otorrinolaringologistas Dra. Bárbara Schweigert e Dra. Bianca Hocevar de Moura. O espaço oferece atendimento para pacientes que apresentam alterações no nariz, garganta e ouvidos, bem como demais estruturas da região.

Com a missão de prestar atendimento médico de qualidade, a RinoClínica oferece atendimento personalizado e humanizado. Para isso, as especialistas realizam diversos tipos de exame, tais como a videolaringoscopia, nasofibrolaringoscopia, endoscopia nasal, testes alérgicos, polissonografia e teste olfatório.

Além dos exames, as profissionais da RinoClínica estão devidamente capacitadas a realizar tratamentos clínicos especializados e cirurgias estéticas e funcionais no nariz.

Entre em contato e agende sua consulta com a RinoClínica.

Fonte:

RinoClínica