Saiba o que fazer e o que evitar para que sua recuperação seja rápida
O que é septoplastia?
A septoplastia, ou cirurgia de desvio de septo, é um procedimento cirúrgico indicado para quem possui uma deformidade nessa estrutura, o que gera obstruções crônicas. O septo é uma estrutura que separa o nariz em duas cavidades, chamadas fossas nasais. Ele é composto por osso na parte posterior e por cartilagem na parte anterior, sendo coberto pela mucosa nasal.
O desvio de septo é bastante comum. Embora muitas pessoas convivam com o problema muitas vezes naturalmente, sem sintomas, ele pode causar, quando a deformidade é mais severa, hemorragia nasal, dores na face, dificuldade para respirar, ronco ou dificuldade para dormir.
O desvio de septo pode ser congênito, ou seja, a pessoa nasce com a deformidade, ou adquirido ao longo da vida, como no caso de um trauma ou lesão na região, como uma batida de bola no rosto.
Realize a septoplastia com a Rinoclinica, entre em contato aqui!
Como ela é feita
O objetivo da septoplastia é centralizar o septo nasal. Para isso, o cirurgião faz uma pequena incisão dentro do nariz, que varia de 8 a 10 mm, e descola a mucosa que fica entre o osso e a cartilagem do septo.
Em seguida, ele retira as áreas desviadas (que podem ser formadas por ossos ou cartilagem) e recoloca a mucosa sobre o septo que foi devidamente centralizado. Para evitar sangramentos no pós-operatório, o cirurgião realiza pequenas suturas com fio absorvível na região.
O procedimento é feito sob anestesia geral e leva, em média, de uma a duas horas. O paciente fica internado por apenas algumas horas e pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte.
Quais os cuidados após a septoplastia?
Quando os cuidados após a septoplastia são respeitados pelo paciente, a recuperação do procedimento tende a ser tranquila e rápida. É comum o nariz ficar obstruído nos primeiros dias após a cirurgia, devido às crostas de sangue que se formam no local da incisão, e também por causa do inchaço. Nesses casos, o cirurgião pode indicar ao paciente o uso de soro fisiológico para lavagem nasal, o que reduz o desconforto. Porém, conforme os dias passam, esses incômodos tendem a cessar.
Em relação aos cuidados após a septoplastia, os mais recomendados são:
- Evitar assoar o nariz com muita força;
- Utilizar a medicação prescrita pelo médico;
- Durante cerca de dez dias após a cirurgia, o paciente pode precisar utilizar um splint nasal, uma espécie de molde que ajuda a fixar a mucosa nasal ao septo. Ele só pode ser retirado em consultório após avaliação médica;
- Fazer compressas geladas na face e lavagens nasais. Esse é um importante cuidado após a septoplastia, pois isso ajuda na cicatrização;
- Evitar ingerir alimentos muito quentes e, de preferência, que sejam macios e pastosos, para que não seja necessário fazer esforço durante a alimentação;
- Dormir com a cabeça mais elevada nos primeiros dias após a cirurgia também é um dos cuidados após a septoplastia recomendados pelo médico;
- Tomar banhos mornos ou frios para não estimular o sangramento;
- Não praticar atividades físicas durante o primeiro mês, e só voltar a praticá-las após liberação médica;
- Realizar a limpeza do nariz com cuidado, conforme indicado pelo cirurgião, para não machucar o local;
- Não se expor ao sol para evitar sangramentos.
Seguindo-se esses cuidados após a septoplastia, o paciente poderá retomar suas atividades normais em cerca de duas semanas.
Realize a septoplastia com a Rinoclinica, entre em contato aqui!
Qual profissional realiza a septoplastia?
A cirurgia de desvio de septo deve ser realizada por um especialista em otorrinolaringologia que tenha experiência no procedimento. Ao contar com um profissional capacitado e experiente, o paciente se sente mais seguro e tranquilo em relação à cirurgia, além de receber as orientações corretas sobre os cuidados após a septoplastia. Isso faz toda a diferença no pós-operatório e nos resultados do procedimento.
A septoplastia não altera o formato ou tamanho do nariz, pois não se trata de um procedimento estético.
Entenda mais sobre esse e demais assuntos com a RinoClínica! Entre em contato e agende sua consulta.
Fontes:
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial