Endoscopia nasal

4 min. de leitura

Exame minimamente invasivo para analisar a mucosa da cavidade nasal e demais estruturas internas do nariz é rápido e indolor

O nariz é uma parte fundamental do sistema respiratório, permitindo a entrada e a filtragem do ar, além de ser responsável pela sensação de cheiros e aromas. A cavidade nasal, a região interna do nariz, assim como outras estruturas do sistema respiratório, podem ser acometidas por diversas patologias e alterações anatômicas que causam distúrbios respiratórios e outras complicações.

Um dos exames indicados para examinar as estruturas internas e a região posterior do nariz para um diagnóstico mais preciso de diversas condições nasais é a endoscopia nasal.

Descubra a seguir como é feito o exame, quando é solicitado e quais condições podem ser identificadas através desse método diagnóstico minimamente invasivo.

Entre em contato conosco para realizar a sua endoscopia nasal

Saiba como a endoscopia nasal pode diagnosticar e tratar problemas respiratórios!

O que é e como é feita a endoscopia nasal?

A endoscopia nasal é um procedimento minimamente invasivo feito em consultório para visualizar as estruturas internas do nariz. Também chamado de nasofibroscopia ou endoscopia nasal, o exame é feito pelo otorrinolaringologista com a introdução do endoscópio, um tubo de consistência rígida ou flexível com uma câmera em sua extremidade e uma fibra óptica com fonte de luz. As imagens captadas do interior do nariz podem ser transmitidas em tempo real para um monitor, ficarem gravadas em vídeo ou serem impressas para uma análise posterior.

O aparelho é inserido pelas narinas para o médico visualizar detalhadamente a anatomia das vias aéreas superiores e diagnosticar possíveis alterações e doenças respiratórias. A endoscopia nasal também permite a coleta de amostras de material para análise, como cultura de secreção.

O exame é rápido, indolor e não exige nenhum preparo especial, mas pode ser necessário o uso de um anestésico tópico em spray para maior conforto do paciente, que permanece sentado e acordado durante todo o procedimento.

Não há restrição de idade para realizar a endoscopia nasal e o paciente pode retornar normalmente às suas atividades de rotina após o término do exame.

Quando a endoscopia nasal é indicada?

A endoscopia nasal é um meio indicado para fazer o acompanhamento e avaliação de pacientes com obstrução nasal crônica, popularmente conhecida como nariz entupido, um quadro caracterizado pela diminuição da entrada de ar pelas fossas nasais durante o processo de inspiração.

Além desse, outros problemas respiratórios que podem ser diagnosticados pela endoscopia nasal são:

• Rinite: doença inflamatória das mucosas nasais;
  • Sinusite: inflamação das mucosas dos seios da face;
  • Desvio do septo nasal: deslocamento da parede que separa as duas narinas;
  • Distúrbios do sono, como ronco e apneia obstrutiva do sono;
  • Distúrbios do olfato e paladar;
  • Sangramentos nasais;
  • Presença de tumores nasais e na garganta;
  • Tosse crônica;
  • Cefaleias nasais recorrentes.

O que pode ser identificado durante a endoscopia nasal?

Como visto, a endoscopia nasal é o exame indicado para verificar várias patologias das cavidades nasais e seios paranasais causadas por diferentes condições. Um exemplo é o desvio de septo, uma alteração na cartilagem que divide as duas narinas e pode causar dificuldades para respirar, roncos, dores de cabeça, sangramento nasal e outras complicações, como rinite e sinusite crônica.

A endoscopia nasal também permite visualizar a área da rinofaringe, a parte nasal da faringe, localizada atrás do nariz. É neste local que se encontra a adenoide, uma estrutura conhecida como carne esponjosa, que faz parte do nosso sistema imunológico. Quando há um crescimento exagerado e consequente inflamação da adenoide, quadro conhecido como hipertrofia de adenoide, ocorre a obstrução da passagem de ar e uma série de sintomas respiratórios.

Portanto, a endoscopia nasal é um instrumento importante para verificar a presença de corpos estranhos nas vias aéreas superiores, pólipos, tumores e processos inflamatórios que causam obstrução nasal considerável e outras consequências sérias para a qualidade de vida do paciente.

Além da função diagnóstica, o exame também pode ser utilizado para acompanhar o pós-operatório de cirurgias nasossinusais e monitorar a evolução de tratamentos clínicos.

Trate os problemas respiratórios com o otorrinolaringologista

Descubra os benefícios da endoscopia nasal para sua saúde respiratória!

Existe algum exame que preciso fazer antes da endoscopia nasal?

Não, a endoscopia nasal é um exame realizado durante a consulta com o otorrinolaringologista para avaliar a mucosa e demais estruturas da cavidade nasal a fim de diagnosticar doenças nasais e sinusiais.

Como é o preparo para a endoscopia nasal?

Como a endoscopia nasal é um procedimento bastante simples e pode ser realizada em consultório durante uma consulta, não há necessidade de nenhum preparo específico.

Também não é necessário nenhum tipo de sedação, mas pode ser aplicado um anestésico tópico em spray nos pacientes mais sensíveis para facilitar a realização do exame.

Quanto tempo dura o procedimento?

A endoscopia nasal é um exame rápido e minimamente invasivo, que dura em torno de 5 minutos. Após o procedimento, o paciente não precisa ficar em observação e pode retornar a seus afazeres normalmente, só não é indicado ingerir água e comida antes da sensação de anestesia passar.

Para saber mais detalhes ou tirar alguma dúvida sobre a endoscopia nasal, agende uma consulta com a equipe da RinoClínica.

Fonte:

RinoClínica