Fale conosco pelo WhatsApp

Rinites

Rinites
12/09/2023
3 min. de leitura

Saiba quais são os tipos de rinites e o que pode ocasionar o problema

Quando o tempo muda o seu nariz já sente os efeitos? Isso pode ser um sinal de rinite, uma inflamação nas mucosas nasais que é multifatorial e pode prejudicar bastante a qualidade de vida de qualquer pessoa.

Conheça os principais tipos de rinites e saiba como se prevenir desse quadro clínico incômodo no seu dia a dia.

Tipos de rinites

O ambiente em que a pessoa está inserida, fatores genéticos ou até mesmo infecciosos podem ser responsáveis pela causa da rinite. Conheça os principais tipos de rinites para saber como evitá-las.

Rinite alérgica

Acontece quando as mucosas nasais se inflamam ao entrar em contato com alguma substância alergênica para aquele organismo. Alguns exemplos de elementos ambientais que podem provocar a rinite alérgica são:

  • Poeiras;
  • Ácaros;
  • Pelos de animais;
  • Mofo.

Rinite não alérgica

Também conhecida como rinite vasomotora, essa é uma doença que, infelizmente, não tem cura. Nesse tipo de rinite, o paciente tem espirros, coriza e entupimento do nariz por pelo menos três meses, podendo se arrastar por mais tempo.

A inflamação das mucosas nasais que acontece na rinite crônica não tem cura porque não se relaciona com o sistema imunológico, mas sim com algum tipo de alergia daquele paciente.

Rinite infecciosa

Acontece quando as mucosas do nariz são afetadas por agentes infecciosos, podendo ser de ordem viral ou bacteriana. Nesses casos, a rinite infecciosa costuma durar de 7 a 10 dias, podendo ser eliminada com a ajuda de medicamentos para fortalecer o sistema imunológico e tratar os sintomas.

Rinite mista

Pode acontecer quando dois agentes provocam os sintomas da rinite, como a infecção por vírus e bactérias, ou um resfriado associado a um quadro de rinite alérgica.

Causas da rinite

A rinite alérgica é uma das mais comuns e que pode ter fatores mais diferentes dos outros tipos de rinites. Alguns dos principais agentes causadores da rinite alérgica são:

Poeira: para boa parte da população, a poeira não costuma apresentar um quadro de rinite, mas para os alérgicos ela pode ser gatilho para um quadro.

Ácaros: muito comum no inverno, a rinite alérgica provocada pelos ácaros irrita a mucosa nasal.

Pólen: algumas flores e plantas podem provocar crises de rinite alérgica, sendo mais comum em ambientes onde venta muito.

Pelos de animais: gatos, cachorros, pássaros e outros tipos de pelos de animais domésticos podem irritar a mucosa nasal de pessoas com rinite alérgica por combinarem pedaços de pele e poeira.

Fungos: com a umidade os fungos costumam se proliferar mais e causar irritações na mucosa nasal.

Principais sintomas

Todos os sintomas das rinites envolvem incômodo na cavidade nasal, como:

  • Corizas;
  • Espirros;
  • Nariz entupido;
  • Coceiras.

Opções de tratamento

As rinites podem ser tratadas com auxílio de fármacos específicos. Medicamentos descongestionantes, uma boa higiene nasal e evitar as substâncias alergênicas são boas estratégias de prevenção para evitar uma crise das rinites alérgicas e crônicas.

Para alguns casos, o médico responsável também poderá indicar a vacina para a rinite alérgica, um tipo de tratamento da imunoterapia capaz de fortalecer o sistema imunológico do paciente que sofre com as rinites e ajudá-lo a controlar suas reações alérgicas.

Saiba tudo sobre as rinites agora mesmo, entre em contato e agende já sua consulta.

Fontes:

Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia