Fale conosco pelo WhatsApp

A importância da respiração em atividades físicas

A importância da respiração em atividades físicas
08/11/2022

A respiração adequada é vital para um bom desempenho em atividades físicas, garantindo a nutrição apropriada das células do corpo

A respiração em atividades físicas e em qualquer outra ação executada pelo organismo humano é fundamental para o funcionamento do corpo. O ato de inspirar e expirar de maneira ritmada faz com que as células sejam abastecidas com oxigênio e nutrientes, auxiliando na realização de exercícios e permitindo que os músculos se tornem mais resistentes.

Um erro muito comum entre praticantes de atividades físicas é justamente não dar muita atenção ao processo respiratório, uma vez que este é um ato natural e involuntário. Porém, estar atento para a correta respiração em atividades físicas pode trazer uma série de benefícios extras para o praticante. Entenda melhor a seguir!

A respiração em atividades físicas

Durante a prática de um exercício físico, é natural que o corpo precise de uma demanda de oxigênio maior, especialmente quando a atividade é de maior intensidade. Quando a necessidade de ventilação aumenta, muitas vezes o nariz não é capaz de puxar todo o ar necessário, levando o indivíduo a respirar pela boca.

Esse é um processo considerado normal, e respirar pela boca não é considerado necessariamente um problema. Porém, é importante destacar que a inspiração pelo nariz é sempre melhor ao indivíduo, uma vez que dessa forma o ar entra quente e úmido no pulmão, após ser devidamente filtrado pelos cílios das narinas.

Em muitas pessoas, existe uma obstrução da via aérea superior — nariz ou garganta—, aumentando assim a resistência de passagem do ar, dificultando a respiração. Esta obstrução pode ser causada por aumento de volume das adenoides e amígdalas, desvio de septo, hipertrofia de cornetos, entre outros.

Caso o indivíduo não esteja respirando de maneira adequada, a tendência é que ele passe a apresentar desconfortos como dor no diafragma e hiperventilação. Por outro lado, uma correta respiração em atividades físicas garante um fluxo adequado de entrada de oxigênio e saída de gás carbônico, trazendo benefícios como:

  • Redução da tensão nos músculos respiratórios;
  • Redução da ansiedade;
  • Sensação de relaxamento;
  • Melhoria do foco e da atenção;
  • Redução do estresse;
  • Melhoria da percepção do praticante.

Não respirar bem pode atrapalhar o corpo?

Realizar inadequadamente a respiração em atividades físicas pode prejudicar diretamente a performance do praticante, reduzindo sua resistência física e fazendo com que a fadiga se manifeste de maneira precoce. Em repouso, a respiração inadequada pode favorecer diversos problemas de saúde, além de prejudicar o sono e o processo de deglutição.

A importância dos exercícios para quem tem problemas respiratórios

Muitas pessoas com problemas respiratórios acreditam que a prática de uma atividade física pode dificultar sua respiração, mas isso não é verdade. O que ocorre é o contrário: os exercícios físicos fortalecem os músculos do corpo e favorecem a melhoria do fluxo de oxigênio pelo corpo.

Ao iniciar a prática, o paciente pode enfrentar algumas dificuldades para adequar sua respiração em atividades físicas, apresentando significativas melhoras conforme seu corpo se habitua aos exercícios. O ideal é que pacientes crônicos se consultem com um especialista antes de começar a se exercitar, de modo a tirar suas dúvidas sobre os melhores exercícios para sua condição física e sobre quais cuidados adotar.

Quando procurar um especialista para os problemas respiratórios?

O ideal é procurar um médico sempre que o paciente apresentar qualquer tipo de desconforto ou alteração respiratória, de modo a identificar precocemente condições de saúde que podem ser prejudiciais ao indivíduo e iniciar os tratamentos mais adequados para cada caso.

Pessoas que já foram diagnosticadas previamente com alguma doença respiratória de caráter crônico devem ser sempre acompanhadas por um especialista, especialmente ao iniciar atividades físicas. Neste caso, o profissional poderá recomendar os exercícios que trarão mais benefícios ao paciente, além de passar recomendações específicas para garantir a saúde do indivíduo.

Entre em contato e saiba tudo sobre esse e demais assuntos respiratórios com a Rinoclínica.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde;

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.