Fale conosco pelo WhatsApp

Quando é indicada a rinosseptoplastia?

Quando é indicada a rinosseptoplastia?
13/05/2024

A rinosseptoplastia combina dois procedimentos no nariz; alterando sua estética e corrigindo o desvio de septo

A rinosseptoplastia é um procedimento cirúrgico que combina técnicas da rinoplastia, feita para corrigir aspectos estéticos do nariz, com a septoplastia, voltada para corrigir o desvio de septo nasal. Essa intervenção é indicada quando o paciente apresenta desconfortos causados pelo desvio de septo e também deseja realizar ajustes estéticos no nariz.

Quando é indicada a rinosseptoplastia, os pacientes que sofrem com problemas, como obstrução nasal, sinusite recorrente, dificuldade respiratória, entre outros, melhoram tanto a função respiratória quanto a estética nasal.

Procedimento seguro e eficaz para tratar o desvio de septo aliado à técnicas da rinoplastia.

Entre em contato aqui!

Quando a rinosseptoplastia é indicada?

Quando é indicada a rinosseptoplastia, o objetivo é corrigir algum problema respiratório causado pelo desvio de septo nasal, uma condição em que a estrutura que separa as duas narinas não é reta. Dependendo do grau deste desvio, a alteração pode levar a sintomas prejudiciais à qualidade de vida.

Além disso, quando é indicada a rinosseptoplastia, é porque o paciente também apresenta uma grande insatisfação relacionada à aparência de seu nariz. Nesses casos, o cirurgião plástico responsável pela avaliação do caso indica a realização da cirurgia de septo combinada a uma rinoplastia, ou seja, a rinosseptoplastia.

Principais sintomas do desvio de septo

Os principais sintomas causados por essa condição e que são considerados quando é indicada a rinosseptoplastia são:

  • Obstrução nasal: pode ser unilateral ou bilateral, interferindo na passagem do ar e causando dificuldades respiratórias;
  • Sinusite recorrente: devido à obstrução nasal que dificulta a drenagem adequada dos seios paranasais;
  • Diminuição do olfato e do paladar: causada pela dificuldade na passagem do ar e na circulação do muco nasal;
  • Roncos ou barulhos constrangedores realizados pelo nariz: acontece especialmente durante o sono.
  • Cefaleia rinogênica: é uma dor de cabeça com causa nasal, que fica localizada na região da face, ao redor dos olhos. Pode ser confundida com sinusite.

Esses sintomas podem variar em intensidade de acordo com a gravidade do desvio de septo e a presença de outros fatores relacionados à saúde nasal do paciente. Quando é indicada a rinosseptoplastia, é fundamental que essa recomendação seja feita por um especialista para determinar o melhor curso de tratamento para cada caso específico.

Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com a RinoClínica.

Entre em contato aqui!

Cuidados antes e depois da rinosseptoplastia

Quando é indicada a rinosseptoplastia, antes da cirurgia, é importante seguir as recomendações do cirurgião, como realizar os exames indicados, como tomografia da face, exame de sangue e eletrocardiograma.

Após a cirurgia, os cuidados incluem tomar todas as medicações prescritas pelo especialista, evitar atividades físicas, ambientes muito quentes e exposição ao sol. Além disso, é importante realizar lavagens nasais com soro fisiológico e comparecer às consultas de retorno com o cirurgião para acompanhamento da cicatrização e avaliação do progresso pós-operatório.

Antes da cirurgia, esses cuidados garantem a segurança durante o procedimento, enquanto os cuidados pós-operatórios são fundamentais para uma cicatrização adequada e menor chance de complicações. Quando é indicada a rinosseptoplastia, seguir essas orientações aumenta as chances de resultados satisfatórios e garante a saúde e o bem-estar do paciente.

Qual profissional realiza a rinosseptoplastia?

A rinosseptoplastia é feita por um profissional especializado em cirurgia nasal, geralmente um otorrinolaringologista. Este especialista possui o treinamento e experiência necessários para realizar tanto a rinoplastia quanto a septoplastia.

Na Rinoclínica, localizada em Porto Alegre (RS), o procedimento é conduzido por otorrinolaringologistas altamente capacitados. É oferecido atendimento especializado e completo em todas as esferas da otorrinolaringologia. Seus profissionais seguem os mais atualizados procedimentos e priorizam a qualidade de vida e a autoestima do paciente. Quando é indicada a rinosseptoplastia, além de realizar a cirurgia, a Rinoclínica oferece todo o suporte pré e pós-operatório.

Fonte:

Rinoclínica