Fale conosco pelo WhatsApp

Ar-condicionado e respiração

Ar-condicionado e respiração
13/03/2023

Entenda os cuidados relacionados à respiração e ao ar-condicionado, seja em casa ou no ambiente corporativo

Nos dias de muito calor, é difícil resistir ao ar-condicionado para trabalhar ou até mesmo dormir com mais conforto. Ainda que a sensação de refresco faça a diferença, é preciso estar atento pois nem sempre a mistura de ar-condicionado e respiração traz bons resultados. As mudanças bruscas de temperatura, bem como o mau uso e manutenção do ar-condicionado, podem ser nocivos para a saúde respiratória, especialmente para pessoas que já possuem algum problema respiratório.

Vamos entender melhor como funciona a relação de ar-condicionado e respiração? Continue a leitura!

Ar-condicionado pode causar danos à saúde?

Muitas pessoas quando entram em um ambiente com ar-condicionado podem sentir algum tipo de alteração na respiração. Sintomas como tosse, crise de espirro, coriza e dor de cabeça estão entre os mais comuns. E isso acontece por algumas razões, como:

  • Ressecamento das vias aéreas – o ar-condicionado pode ressecar o muco protetor nasal, bem como a faringe, laringe, nariz, traqueia e pulmões, levando até mesmo a uma inflamação, piorando a saúde do sistema respiratório. Quem já é predisposto a ter problemas na região, como quem sofre com rinite, pode ter sintomas ainda mais severos, como dor nasal e falta de ar, especialmente para quem sofre com asma;
  • Falta de manutenção do ar – quando a limpeza do ar-condicionado não é feita de forma adequada, ele pode acumular impurezas que pioram a saúde respiratória;
  • Mudança brusca de temperaturasair de ambientes muito quentes e ir para ambientes frios também não é uma boa ideia em termos de saúde respiratória. O ideal para o sistema respiratório é permanecer em temperaturas estáveis;
  • Transmissão de doenças – a junção de ar-condicionado e respiração também pode aumentar a transmissão de algumas doenças, pois os aparelhos permitem a formação de colônias bacterianas e fungos.

A importância de manter o ar-condicionado limpo

Se não houver a manutenção periódica do aparelho, fungos e vírus podem se proliferar com maior facilidade. Há inclusive uma lei que exige manutenção de sistemas de ar-condicionado em prédios públicos e privados a fim de evitar a proliferação de doenças causadas pelo mau uso do aparelho.

Essa limpeza é fundamental pois muitas doenças, inclusive a Covid-19 e outras infecções respiratórias, são propagadas entre colegas de trabalho por causa do ar contaminado.

Mas é importante lembrar que, além da relação entre ar-condicionado e respiração, é preciso se atentar também para a limpeza e manutenção de chuveiros e umidificadores de ar, também usados nas épocas de calor, que podem causar a proliferação de bactérias. A importância de cuidados com o ar-condicionado e respiração são primordiais para manter a saúde respiratória.

Quem deve se preocupar com o ar-condicionado?

Ar-condicionado e respiração geralmente não é uma mistura boa, mas algumas pessoas precisam de um cuidado redobrado quando falamos disso. Todos de alguma forma podem sofrer com o mau uso do ar-condicionado, mas existe um grupo que precisa de cuidado especial com ambientes climatizados.

Pacientes que já possuem algum tipo de problema respiratório, como asma, rinite e bronquite, precisam estar atentos a esses ambientes, pois se o ar-condicionado não tiver uma limpeza adequada, é comum que haja crise respiratória. A mudança brusca de temperatura também pode atingir essas pessoas com maior impacto, desencadeando crises.

Em geral pacientes que têm alguma obstrução nasal, como desvio de septo, aumento de cornetos e adenoides, sofrem mais com o ar-condicionado, pois o ar frio encontra barreiras para

seguir seu fluxo. Por isso, se o ar-condicionado é um problema para você, procure seu otorrinolaringologista.

Se você sofre com esses problemas e acaba frequentando ambientes climatizados com ar-condicionado, é recomendado fazer a lavagem diárias das narinas com soro fisiológico, hidratando o muco nasal. Para pessoas que já fazem uso de medicação, é importante não interromper o tratamento e sempre ter em mãos medicamentos para cuidar de possíveis crises.

Para saber mais sobre a relação entre o ar-condicionado e a respiração, entre em contato, agende uma consulta e saiba mais sobre esse e demais assuntos com a RinoClínica.

Fontes:

Hospital de Clínicas da Unicamp

Rinoclínica