Fale conosco pelo WhatsApp

Causas da sinusite crônica: quais são?

Causas da sinusite crônica: quais são?
20/03/2024

A sinusite crônica ocorre quando os sinais e sintomas persistem por mais de 12 semanas

A sinusite crônica, uma condição inflamatória dos seios paranasais, afeta significativamente a qualidade de vida de quem convive com esta condição. Ao explorar as causas da sinusite crônica, entende-se as origens dessa inflamação prolongada, envolvendo infecções recorrentes, alergias persistentes e anomalias nas vias nasais. Conheça mais sobre as causas da sinusite crônica neste artigo.

Possíveis causas da sinusite crônica

Antes de abordar as causas da sinusite crônica, é preciso saber que a doença é classificada em dois grupos:

  • Sinusite crônica sem polipose nasossinusal, que pode estar vinculada a diversas condições clínicas, tais como asma, fibrose cística, intolerância ao ácido acetilsalicílico, discinesia ciliar, tabagismo, exposição à poluição e imunodeficiências.
  • Sinusite crônica com polipose nasossinusal, uma condição crônica benigna que se manifesta na mucosa da cavidade nasal e nos seios paranasais, resultando na formação de pólipos nasais devido a um processo inflamatório.

No entanto, a sinusite crônica também pode ocorrer por várias razões mais simples do que as citadas anteriormente. Infecções frequentes, como resfriados, alergias persistentes a poeira ou pólen, e até mesmo problemas estruturais no nariz, podem contribuir para essa condição.

Quando os seios paranasais, que são espaços cheios de ar em torno do nariz, ficam inflamados por um longo tempo, surgem os sintomas da sinusite crônica, como congestão nasal e dor facial. Entender essas possíveis causas da sinusite crônica ajuda a lidar melhor com a condição e buscar tratamentos adequados. Conheça as mais comuns:

  • Tratamento incorreto de sinusites agudas com o uso inadequado e repetido de antibióticos;
  • Infecções do trato respiratório, como resfriados frequentes ou outras infecções respiratórias;
  • Alterações anatômicas, como desvios no septo, presença de pólipos nasais e hipertrofia dos cornetos nasais;
  • Casos intensos ou com baixo controle de asma ou rinite alérgica.

Como confirmar o diagnóstico da sinusite crônica

Para o diagnóstico da sinusite crônica, é preciso avaliar os sintomas persistentes. Se há congestão nasal frequente, dor facial prolongada e secreção nasal persistente por mais de 12 semanas, é crucial buscar o auxílio de um otorrinolaringologista para identificar a condição com precisão. Por meio da análise do histórico médico e da realização de exames como tomografia computadorizada e a videonasofibrolaringoscopia dos seios da face é possível ter o diagnóstico e as possíveis causas da sinusite crônica, para que o tratamento mais eficaz seja indicado, visando a melhoria dos sintomas e da qualidade de vida.

Opções de tratamento

Após descobrir as causas da sinusite crônica, é possível adotar um plano de tratamento adequado. O tratamento é personalizado de acordo com as causas da sinusite crônica e de como o paciente responde aos tratamentos. Confira aqui algumas opções de abordagem para a sinusite crônica:

  • Lavagem nasal;
  • Uso de remédios, como antialérgicos ou corticoides;
  • Em caso de infecção, o uso de antibióticos também pode ser prescrito.

Os pacientes que não alcançaram os resultados para amenizar as causas da sinusite crônica por meio clínico ou medicamentoso podem aderir à abordagem cirúrgica, chamada de sinusectomia. Essa intervenção corrige a alteração dos seios nasais que impede a liberação correta da secreção de maneira natural.

Qual profissional procurar para o tratamento

Para identificar as causas da sinusite crônica e ter o tratamento adequado da condição, é recomendado buscar o auxílio de um otorrinolaringologista.

Na RinoClínica, cuidamos do seu ouvido, nariz, garganta e áreas relacionadas, incluindo os seios paranasais. Oferecemos diferentes tratamentos, desde remédios até cirurgias, para entender e tratar a sinusite crônica. Nosso compromisso é proporcionar o melhor cuidado para a sua saúde respiratória.

Descubra as causas da sinusite crônica e o tratamento adequado conosco! Marque a sua consulta hoje mesmo e trace o caminho para um tratamento personalizado e eficaz. Sua saúde nasal merece a atenção especializada que oferecemos.

Fontes:

RinoClínica;

MSD Manuals;

Biblioteca Virtual em Saúde (BVSMS);

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial;

Brazilian Journal of Otohinolatyngology (BJORL).