Como diagnosticar o desvio de septo?

08/02/2023

Saiba quais exames podem ser solicitados pelo médico para o diagnóstico de desvio de septo e como são realizados

O que é o desvio de septo e quais suas causas

O desvio de septo nasal ocorre quando o septo — uma estrutura formada por ossos, cartilagem e mucosas que divide a narina em duas partes — não está devidamente centrado no nariz.

O sintoma principal do desvio de septo é a obstrução e congestão nasal persistentes, em consequência do desalinhamento existente, o que provoca uma diminuição do espaço dentro do nariz para a passagem de ar.

As principais causas do desvio de septo incluem:

• Malformações durante o crescimento intrauterino do feto;
  • Problemas durante o trabalho de parto ou pelo uso de fórceps;
  • Traumas ocorridos na infância ou na idade adulta;
  • Quando as estruturas do septo crescem mais do que o espaço disponível para elas no nariz e acabam desviando para “caber” no interior do órgão.

Diagnóstico do desvio de septo

Para diagnosticar o desvio de septo, o otorrinolaringologista realiza, inicialmente, um exame clínico, considerando os sintomas e utilizando um instrumento para abrir e visualizar o interior das narinas. Ele também pode solicitar alguns exames que irão ajudá-lo na confirmação do diagnóstico. Conheça os principais a seguir.

Tomografia computadorizada dos seios da face

Este exame permite avaliar as estruturas do rosto, ossos e fossas nasais. Com ele, é possível diagnosticar o desvio de septo, além de outras doenças, como sinusite. A tomografia dos seios da face pode ser realizada por pessoas de qualquer idade. Por não ser um exame invasivo, o paciente não sentirá qualquer tipo de dor ou desconforto durante a sua execução.

Nasofibrolaringoscopia

A nasofibrolaringoscopia, também chamada de videonasolaringoscopia, é um exame que avalia as estruturas que vão desde a cavidade nasal até a laringe. Ele é realizado com o intuito de diagnosticar doenças que acometem as vias aéreas superiores.

O exame é realizado em consultório, sem necessidade de internação hospitalar, e consiste na introdução de um endoscópio, o nasofibroscópio, pela cavidade nasal. O dispositivo é composto por um tubo flexível, fibras ópticas, câmera e fonte de luz, que possibilitam a visualização do interior do nariz e demais estruturas da região, projetando as imagens em um monitor para que o otorrinolaringologista analise as estruturas em tempo real e de maneira detalhada.

A nasofibrolaringoscopia para diagnosticar o desvio de septo é rápida e segura e pode ser realizada em pacientes de todas as idades, sendo indicada para diversas situações.

Rinomanometria

A rinomanometria é um exame que quantifica a resistência ao fluxo aéreo, ou seja, o quão difícil é para o paciente respirar pelo nariz. Para diagnosticar o desvio de septo, existem dois tipos de rinomanometria: a computadorizada e a acústica. O exame é realizado a nível de estudo científico, não sendo obrigatório.

Na computadorizada, um terminal de pressão é posicionado em cada cavidade nasal para aferir seu funcionamento. A partir dele, o médico consegue quantificar a resistência ao fluxo aéreo no nariz. Trata-se de uma medição objetiva do fluxo, que também permite avaliar a eficácia dos tratamentos de rinites alérgicas, quadros de desvio de septo e outras condições relacionadas ao sistema respiratório.

Já a rinomanometria acústica calcula as áreas transversais da cavidade nasal, desde as narinas até a nasofaringe. Com o exame, é possível avaliar medidas antes e depois do uso de descongestionantes nasais, verificando se a causa da obstrução nasal está relacionada às estruturas esqueléticas ou à mucosa.

Após o diagnóstico, qual a opção de tratamento?

Depois de diagnosticar o desvio de septo, há casos em que o médico pode recomendar o uso de alguns medicamentos, como corticoides tópicos nasais, descongestionantes ou anti-histamínicos, para aliviar os sintomas causados pelo desvio.

Nas situações em que o problema causa sintomas que impactam a qualidade de vida do paciente, o tratamento indicado é a cirurgia, chamada de septoplastia.

A cirurgia geralmente é realizada após os 16 anos, quando o nariz para de crescer. Há exceções para essa idade quando a alteração prejudica muito a função respiratória, quando então o procedimento pode ser realizado antes disso.

A cirurgia é feita em centro cirúrgico, com anestesia geral, e dura cerca de 60 a 90 minutos. O cirurgião faz uma pequena incisão na parte inferior do nariz para, em seguida, deslocar a mucosa da cartilagem e do osso do septo. Em seguida, essas estruturas são reposicionadas ou parcialmente removidas para que o septo fique o mais reto possível.

É importante diagnosticar precocemente?

O desvio de septo pode estar presente desde o nascimento e começar a se manifestar clinicamente ainda na infância ou na puberdade. É importante que o diagnóstico de desvio de septo seja feito precocemente para que o tratamento adequado seja proposto, evitando assim complicações como sinusite, dor de cabeça, ronco e apneia do sono, o que pode impactar negativamente na qualidade de vida do indivíduo.

Quando uma pessoa não respira adequadamente pelo nariz e apresenta respiração bucal, o que é comum em pacientes com desvio de septo nasal, ocorre uma ruptura do equilíbrio fisiológico, pela alteração da arquitetura dento-maxilo-facial. Esse quadro pode causar um desenvolvimento assimétrico dos músculos, dos ossos do nariz, do maxilar e da mandíbula, e a uma desorganização das funções exercidas pelos lábios, bochechas e língua.

Para saber mais sobre o diagnóstico de desvio de septo, entre em contato e saiba tudo sobre os cuidados nasais e muito mais com a RinoClínica.

Manual MSD

RinoClínica