O procedimento é indicado para pacientes que apresentam problemas respiratórios, como dificuldade para respirar enquanto dorme
A cirurgia de desvio de septo não é indicada para todas as pessoas acometidas por essa condição, já que boa parte dos indivíduos não sente prejuízos provocados por ela. Ainda assim, a operação é o principal tratamento para quem sofre com as consequências desse problema, que pode ter causas congênitas ou adquiridas.
Entenda quando a cirurgia de desvio de septo é necessária e os benefícios!
O que é o desvio de septo?
O septo nasal é formado por cartilagem e osso, e divide o nariz em duas cavidades. O desvio é caracterizado pelo deslocamento do septo para um dos lados, diminuindo a passagem do ar. Esse comprometimento prejudica a saúde, uma vez que o nariz é responsável por purificar, aquecer e umidificar o ar, por servir de câmara de ressonância para o som e por possibilitar o olfato.
O desvio de septo pode ser congênito, quando está presente desde o nascimento, e adquirido, surgindo durante o desenvolvimento dos ossos da face na criança ou após traumas no nariz. Nesse último cenário, está relacionado a quedas, acidentes e cirurgias. Essa condição é comum, e a necessidade de realizar a cirurgia de desvio de septo depende do impacto que ela possui na vida do paciente.
Quando é indicada a cirurgia de desvio de septo?
Pacientes que apresentam sintomas significativos se beneficiam da cirurgia de desvio de septo. Essas pessoas costumam respirar pela boca e manifestar problemas respiratórios, como:
- Dificuldades para respirar enquanto dorme;
- Ronco e apneias;
- Dor de cabeça;
- Dores na face;
- Sono de má qualidade e cansaço;
- Nariz entupido;
- Dificuldade de respirar durante atividades intensas;
- Sinusite ou rinite crônicas;
- Hemorragia nasal.
Ainda que possam existir exceções a depender do impacto do problema na qualidade de vida do paciente, a cirurgia de desvio de septo costuma ser indicada para pacientes com idade superior a 14 anos. Antes dessa idade, os septos ainda estão em desenvolvimento.
Como é feita a cirurgia de desvio de septo?
Geralmente, a cirurgia de desvio de septo é realizada totalmente dentro do nariz, sem a necessidade de incisões na parte externa. O médico insere no nariz um espéculo nasal ou um endoscópio, que é uma fibra ótica com vídeo, para visualizar e remodelar o septo. Para centralizá-lo, pode ser necessário retirar excessos de osso, cartilagem ou tecido.
O procedimento dura entre 30 e 90 minutos, variando de acordo com a complexidade do quadro. Os pontos para o fechamento da incisão são absorvidos pelo organismo após alguns dias, na maioria dos casos. O paciente recebe alta horas após a cirurgia de desvio de septo ou no dia seguinte.
Quais são as possíveis complicações?
Além de incômodos na região operada, o paciente pode perceber algum sangramento nas primeiras 12 horas após a operação, que deve desaparecer espontaneamente. Se esse sangramento for persistente ou volumoso, é necessário buscar ajuda médica para resolvê-lo. Hematomas não são frequentes, mas, quando aparecem, somem rapidamente.
Outras complicações possíveis após a cirurgia de desvio de septo são a infecção, o abscesso do septo nasal — condição caracterizada pelo acúmulo de pus na área operada — e as sinéquias, que são aderências cicatriciais no interior do nariz.
Descubra o que esperar da cirurgia de desvio de septo e como se preparar.
Cuidados pré e pós-operatórios
O pré-operatório da cirurgia de desvio de septo consiste na realização dos exames solicitados pelo médico e na comunicação de doenças pré-existentes e remédios tomados pelo paciente. Na véspera do procedimento, é necessário fazer jejum de 8 horas, depilar os pelos do rosto e remover piercings e acessórios.
O pós-operatório exige atenção e cuidado com a região operada. Dessa forma, é necessário espirrar com a boca aberta com o objetivo de reduzir a pressão no nariz, evitando esforços e sangramentos. Outras medidas nessa fase incluem:
- Dormir com a cabeça elevada em relação ao tronco e de barriga para cima;
- Manter uma dieta leve e sem alimentos muito quentes nos primeiros dias;
- Evitar atividades intensas entre 15 e 30 dias após a cirurgia, dependendo da recomendação médica;
- Lavar o nariz da forma recomendada pelo médico;
- Evitar banhos quentes para não provocar sangramentos;
- Tomar a medicação prescrita pelo médico.
Qual é o tempo de recuperação da cirurgia de desvio de septo?
O tempo de recuperação da cirurgia de desvio de septo é diferente para cada paciente, dependendo da extensão do procedimento, da técnica utilizada pelo médico e do cumprimento dos cuidados durante o pós-operatório. Em média, esse período se estende por uma semana.
Ainda assim, o processo de cicatrização se prolonga por meses, o que significa que a melhora na respiração é gradual, evoluindo com a recuperação dos tecidos da região operada. O acompanhamento médico é fundamental para evitar complicações e alcançar melhores resultados.
A estética do nariz muda?
A cirurgia de desvio de septo corrige essa estrutura internamente para permitir a passagem correta do ar pelas cavidades nasais. Dessa forma, a operação não é um procedimento estético que modifica a forma ou o tamanho do nariz. Somente a rinoplastia ou a junção das duas técnicas alcançaria esses resultados na aparência.
Qual é o valor de uma cirurgia de desvio de septo?
O valor da cirurgia de desvio de septo fica em torno de 10 a 15 mil reais, variando de acordo com a complexidade da cirurgia, o local em que ela será realizada e a assistência que é oferecida. Dessa forma, esses números podem aumentar dependendo das particularidades de cada caso.
Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com a RinoClínica
Fonte: