Doenças respiratórias pioradas pela poeira em casa

08/12/2022

A poeira encontrada nas residências é o maior vilão dos pacientes que possuem algum tipo de doença respiratória.

A poeira é um dos mais comuns desencadeadores de problemas respiratórios. Ainda que seja quase microscópica, ela pode causar preocupantes danos ao organismo, caso não haja uma higienização adequada e protetiva do ambiente.

Primeiramente, definiremos o que é uma poeira:

Ela é composta por pequenas partículas orgânicas ou inorgânicas, que vão desde resíduos do corpo humano, como a poeira doméstica, até os pesticidas. Existem vários tipos de poeiras, tais como:

Tóxicas

Esse tipo de poeira é resultado do processo de fusão ou de decomposição de materiais propriamente nocivos, como o chumbo, o mercúrio e o crómio. Assim, a inalação desse tipo de partícula pode ser extremamente prejudicial ao organismo do indivíduo, uma vez que pode entrar na corrente sanguínea e se instalar em diversas partes do corpo.

Normalmente, essas poeiras vêm de fora e se alojam dentro das residências, o que pode provocar doenças respiratórias pioradas pela poeira em casa.

Inflamáveis

As poeiras inflamáveis são aquelas que podem provocar pequenas faíscas, resultando no risco de se transformarem em repentinas chamas ou até explosões, principalmente se forem iniciadas em locais secos e em contato com centelhas de fogo.

Metálicas

As poeiras metálicas são originárias de processos que envolvem metais, como lixamentos. Elas podem desencadear diversos sintomas negativos no organismo, assim como as doenças respiratórias crônicas.

Quais os riscos da poeira doméstica?

A poeira dentro de casa pode ser causada por pelos de animais, cabelos, restos de comidas, ácaros, fibras de tecidos, resíduos de pele humana, entre outros itens encontrados nesse ambiente.

As doenças respiratórias pioradas pela poeira em casa ocorrem em função dessas partículas listadas, uma vez que elas podem grudar nas mucosas, olhos e até na pele, causando inflamações.

Em caso de pessoas que possuem rinite ou asma, a poeira pode piorar ainda mais as doenças respiratórias, visto que tais organismos possuem dificuldade, em contato com esses componentes, de se defender eficientemente, fazendo com que surjam sintomas negativos, como coceira, coriza ou obstrução nasal.

Problemas causados e piorados pela poeira

As doenças respiratórias pioradas pela poeira em casa podem originar diversos quadros clínicos preocupantes para a saúde do indivíduo, como:

Asma

Uma das principais doenças respiratórias pioradas pela poeira em casa é a asma. Ela consiste em uma grave inflamação dos brônquios e consequente produção de mucos espessos, o que redunda no entupimento nasal e nas contrações musculares das vias aéreas.

Geralmente, essa doença é causada pela exposição do paciente a agentes irritantes, como a poeira. Os principais sintomas da asma são: chiado ao respirar, dor no peito, falta de ar, tosse e dificuldade de respirar.

Bronquite

Outra doença respiratória piorada pela poeira em casa é a bronquite, que ocorre devido à inflamação das vias respiratórias que transportam o ar para os pulmões. Ela é dividida em dois tipos: aguda, que tem curta duração e costuma acometer o paciente quando ele tem contato com um vírus (e costuma vir junto de resfriados); e a crônica, que é ocasionada pela inalação de poeiras, gases tóxicos e poluição.

Os principais sintomas dessa doença são as graves dificuldades para respirar, certas dores e desconforto na região do peito, e uma tosse seca que, algumas vezes, pode surgir acompanhada de muco.

Rinite alérgica

A rinite alérgica também é uma das doenças respiratórias pioradas pela poeira de casa, uma vez que ela se dá pela reação do sistema imunológico à inalação de partículas prejudiciais ao organismo.

Geralmente, quando um indivíduo entra em contato com poeira ou substâncias nocivas, o organismo apresenta uma blindagem que reage às substâncias, expelindo essas partículas inaladas para fora do corpo.

Todavia, em caso de pessoas com alergia às substâncias, o sistema imunológico não consegue responder propriamente, o que provoca sintomas negativos ao organismo, como crises de espirro, coceira no nariz, coriza e tosse. A fim de contornar um quadro de rinite alérgica, é recomendado manter o ambiente sempre limpo, ventilado e livre do acúmulo de poeira.

Histoplasmose

A histoplasmose pode ocorrer quando o organismo inala pequenas partículas de penas ou dejeções oriundas de aves infectadas por fungos, em especial os pombos urbanos.

Ela pode causar diversos sintomas negativos no sistema respiratório, além de outras complicações de saúde, como a anemia e a febre.

Cancro de pulmão

Também conhecido como câncer de pulmão, essa doença é um tipo de neoplasia pulmonar que se caracteriza pelo crescimento celular acelerado de células do pulmão.

Uma das causas do cancro é a exposição ao amianto, uma partícula extremamente tóxica encontrada em alguns materiais de construção. Os principais sintomas são tosse com sangue, dor e pressão no peito, falta de ar, asma, inchaço e fadiga.

Como prevenir e manter a saúde respiratória

A prevenção das doenças respiratórias pioradas pela poeira em casa pode ser feita de diversas formas, sendo a ideal uma manutenção constante da casa, de forma que o ambiente seja mantido limpo e bem arejado.

É também recomendado ao indivíduo que possui algum tipo de doença respiratória, quando for limpar a casa, o uso de uma máscara facial para que eventuais crises alérgicas sejam evitadas.

Qual profissional procurar nestes problemas?

Sempre que notar algum dos sintomas citados, é recomendado o acompanhamento médico especializado em otorrinolaringologia (responsável pela saúde do ouvido, nariz e garganta), para que análises e exames mais detalhados sejam realizados a fim de evitar que complicações mais sérias sejam desenvolvidas.

Para saber mais sobre doenças respiratórias e como tratá-las, entre em contato com a Rinoclínica.