Profissionais de diferentes especialidades podem atuar nos tratamentos da condição
A apneia do sono é um distúrbio muito comum, em que, por causa de obstruções na garganta ou alterações no sistema nervoso, uma pessoa para de respirar por alguns momentos durante o sono. Essas interrupções da respiração duram, na maioria das vezes, alguns segundos.
Idade acima dos 50 anos, obesidade, tabagismo, alcoolismo e alterações anatômicas são as principais causas da apneia do sono. A condição pode estar relacionada a problemas respiratórios, neurológicos, psicológicos ou cardíacos ou ser um fator de risco para doenças desses tipos.
Por isso, quando se fala em profissionais para o tratamento da apneia do sono, podemos envolver uma série de especialidades diferentes, tanto médicas quanto de outras áreas da saúde. Acompanhe a leitura e descubra quem é o especialista em apneia do sono e quando procurá-lo.
Qual médico trata a apneia do sono?
Otorrinolaringologista
O otorrinolaringologista é o profissional mais recomendado quando se fala em especialista em apneia do sono. Uma vez que os sintomas da condição começam a aparecer, é esse especialista que deve ser procurado primeiro, já que a otorrinolaringologia é a especialidade que estuda, diagnostica e trata as doenças e alterações que atingem áreas como:
- Ouvido;
- Nariz;
- Garganta e laringe;
- Pescoço.
Dessa maneira, esse profissional é capaz de identificar os problemas no funcionamento dessas estruturas — que estão sempre interligadas — e identificar, de maneira mais precisa, o melhor tratamento para a condição, seja de forma direta ou com o auxílio de outro especialista em apneia do sono.
Como dito, existem diferentes especialidades médicas e de outras áreas da saúde em que o profissional pode ser um especialista em apneia do sono.
Pneumologista
As interrupções respiratórias que levam à apneia do sono podem estar relacionadas a alterações anatômicas ou doenças específicas do sistema respiratório. Quando essas condições atingem áreas a partir dos brônquios até os pulmões, o pneumologista é o profissional mais recomendado para diagnosticá-las e tratá-las.
Neurologista
O neurologista pode ser um especialista em apneia do sono nos casos em que a condição é conhecida como apneia central do sono. Nessas situações, a interrupção da respiração é causada por problemas no seu controle por parte do sistema nervoso central, mais especificamente no tronco cerebral. A apneia central do sono é rara e ocorre principalmente em pessoas que já passaram por problemas como AVC e encefalite ou que usaram medicamentos que afetaram o tronco cerebral.
Fisioterapeuta
A abordagem fisioterapêutica pode fazer parte do tratamento da apneia do sono, com a principal finalidade de recuperar a qualidade do sono e melhorar a capacidade respiratória. Dessa maneira, é possível evitar certos movimentos e hábitos que levam às obstruções características da apneia.
Cardiologista
Uma vez que a apneia é fator de risco para hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, infarto e outras doenças do coração, o médico cardiologista pode ser um especialista em apneia do sono. Nesses casos, o paciente pode já ter um problema cardíaco que pode piorar com a condição, ou ter sintomas indicando que a doença se desenvolveu por causa da apneia.
Psiquiatra
Por meio da psiquiatria, é possível tratar distúrbios de origem mental que estejam interferindo diretamente no sono e causando doenças que têm origem nessa alteração. Por isso, em alguns casos, o acompanhamento com o médico psiquiatra com esse fim pode fazer desse profissional um especialista em apneia do sono.
Como os profissionais para o tratamento da apneia do sono da RINOCLÍNICA podem te ajudar?
A RINOCLÍNICA é um centro especializado em otorrinolaringologia que conta com profissionais para tratamento da apneia do sono e diversas outras condições. Em geral, o tratamento da apneia pode envolver desde técnicas conservadoras, como o uso de medicamentos e mudança de hábitos com foco em melhorar a qualidade do sono, até abordagens cirúrgicas para corrigir anormalidades que estejam causando a condição.
Para saber mais sobre como podemos te ajudar a superar a apneia do sono, entre em contato e agende uma consulta conosco.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.
Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.
Manual MSD.