Saiba quem é esse profissional e quando ele deve ser procurado
Você já sentiu como se estivesse com um resfriado que não passa? Se os sintomas de secreção nasal e obstrução persistirem por mais de dez dias ou piorarem depois de começarem a melhorar, há uma boa chance de você ter sinusite, uma inflamação dos seios da face.
O texto a seguir traz informações sobre o que é sinusite, como ela é tratada e quem é o especialista em sinusite que deve ser procurado aos primeiros sinais.
Fale com as especialistas da Rinoclínica!
O que é sinusite?
A causa mais comum de problemas nos seios da face é a sinusite, também chamada de rinossinusite. A sinusite, que pode ter origem viral ou bacteriana, ocorre quando o revestimento dos seios da face fica inflamado. Existem três tipos principais de sinusite:
- Sinusite aguda: os sintomas perduram por cerca de uma a quatro semanas. Geralmente, a sinusite aguda se desenvolve quando um resfriado ou outra infecção se transforma em sinusite.
- Sinusite crônica: dura cerca de 12 semanas ou mais. Pode causar congestão nasal, bloqueios nasais, secreção nasal, alterações no olfato e, às vezes, pressão ou dor facial.
- Sinusite aguda recorrente: ocorre quando há crises de sinusite aguda quatro ou mais vezes por ano.
Quando procurar um especialista em sinusite?
É recomendado que o paciente procure um especialista em sinusite quando ele for diagnosticado com a condição por outro especialista ou na presença dos seguintes sintomas:
- Dificuldade para respirar pelo nariz;
- Muco ou secreção nasal;
- Sensação de pressão ou dor na face;
- Alterações no olfato.
Infecções sinusais frequentes (mais de quatro por ano) também são um sinal de alerta para se consultar com um especialista em sinusite.
Quem é o especialista em sinusite?
Um especialista em sinusite é o otorrinolaringologista, médico especializado no diagnóstico e tratamento das doenças do nariz, ouvido e garganta.
Como é feito o diagnóstico da sinusite?
O diagnóstico da sinusite inclui:
- Avaliação clínica: o especialista em sinusite investiga sintomas como obstrução nasal, secreção, dor facial, tosse e perda do olfato.
- Exame físico: com o auxílio de instrumentos, como o endoscópio, o otorrinolaringologista examina as cavidades nasais para verificar sinais de inflamação, secreção, pólipos nasais ou outros problemas estruturais que possam estar contribuindo para os sintomas.
- Endoscopia nasal: permite visualizar o interior do nariz e seios da face com a ajuda do endoscópio.
- Tomografia computadorizada: usada em casos mais graves ou para planejamento cirúrgico, fornece imagens detalhadas da estrutura óssea e dos tecidos moles.
- Cultura de secreção nasal e testes alérgicos (se necessário).
Tratamentos realizados pelo especialista em sinusite
Normalmente, o objetivo do tratamento da sinusite é reduzir a inflamação dos seios da face. O especialista em sinusite indica inicialmente duas abordagens de tratamento: lavagem das narinas com solução salina (soro fisiológico) e uso de sprays de corticosteroides.
O especialista em sinusite pode recomendar outros tratamentos se essas duas opções não resolverem os sintomas:
- Antibióticos: indicados quando a sinusite for de origem bacteriana;
- Analgésicos: indicados para tratar sinusite de origem viral;
- Imunoterápicos: quando a sinusite está relacionada a quadros alérgicos;
- Cirurgia: a cirurgia, chamada de sinusectomia, é indicada pelo especialista em sinusite, em especial, para os casos crônicos de sinusite.
Vantagens de ser acompanhado por um especialista
O especialista em sinusite utiliza uma variedade de métodos diagnósticos, como exame físico, endoscopia nasal e exames de imagem, para identificar a causa da sinusite e determinar o tratamento mais adequado.
Dessa maneira, ele pode oferecer tratamentos mais eficazes e seguros, reduzir o risco de complicações e a necessidade de uso de antibióticos, melhorando assim a qualidade de vida do paciente, em especial daqueles que convivem com sinusite crônica.
Como escolher um bom especialista em sinusite
Escolher um especialista em sinusite é um passo fundamental para um tratamento eficaz e resultados positivos. Nessa jornada, é importante estar atento a alguns pontos:
- Formação e especialização: verifique se o médico é registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM) e tem título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.
- Experiência: procure profissionais com experiência no tratamento de sinusites.
- Recomendações e avaliações: busque indicações de outros pacientes ou veja avaliações on-line confiáveis.
- Infraestrutura da clínica ou hospital: locais com bons recursos diagnósticos podem promover uma maior opção de tratamentos.
Fontes:

