Rinossinusite: o que é, sintomas e tratamento

5 min. de leitura

Dor facial, tosse, congestão e secreção nasal estão entre os sintomas da rinossinusite

A rinossinusite é uma condição médica comum que se caracteriza pela inflamação simultânea da mucosa nasal e dos seios paranasais, resultando em um quadro clínico que mistura os sintomas típicos de rinite e sinusite. No entanto, apesar de apresentar características semelhantes, a rinossinusite é uma condição distinta. A seguir, conheça o diagnóstico e as opções de tratamento disponíveis.

O que é rinossinusite?

A rinossinusite é uma inflamação da mucosa do nariz e dos seios paranasais que pode ser causada por infecções virais ou bacterianas. A condição é mais comum em pessoas com alergias recorrentes, pólipos nasais, hipertrofia das adenoides, entre outras condições que afetam a saúde nasal.

A rinossinusite pode ser aguda, com início súbito e sintomas que duram menos de 12 semanas. Geralmente, os pacientes apresentam intervalos assintomáticos entre os episódios, que costumam ser desencadeados por infecções virais. Quando a doença é crônica, os sintomas persistem por mais de 3 meses consecutivos, sem períodos de alívio completo.

Sintomas da rinossinusite

Os sintomas da rinossinusite podem variar em intensidade e duração, podendo comprometer a qualidade do sono ou até mesmo provocar complicações como infecções secundárias.

Sintomas comuns

Entre os sintomas frequentes da rinossinusite estão a congestão nasal persistente, caracterizada pela dificuldade em respirar pelo nariz devido à obstrução nasal crônica. Além disso, a dor facial e a tosse, especialmente durante a noite, são comuns.

A tosse noturna é frequentemente causada pelo gotejamento pós-nasal, que ocorre quando o muco se acumula e escorre para a parte de trás da garganta, em vez de ser expelido pelo nariz. Esse acúmulo de muco também pode causar dor de garganta devido à constante irritação da mucosa.

Sintomas adicionais

Além dos sintomas mais frequentes desse quadro, a rinossinusite pode apresentar outros incômodos, como:

• perda de olfato e paladar;
  • fadiga;
  • dor de cabeça;
  • sensação de pressão nos ouvidos;
  • febre;
  • mau hálito;
  • irritações e machucados ao redor do nariz;
  • dificuldade para dormir.

Diagnóstico da rinossinusite

O diagnóstico da rinossinusite é realizado por meio da combinação da avaliação clínica, de exames de imagem e outros complementares:

Avaliação clínica

Na maioria dos casos, o diagnóstico da rinossinusite é clínico. O otorrinolaringologista coleta informações sobre os sintomas, a duração, a intensidade e fatores que possam estar relacionados à condição, como infecções anteriores, alergias ou exposição a irritantes.

Exame físico para inspeção do nariz e da garganta também costumam ser feitos em consultório. Nesse caso, o médico pode realizar uma endoscopia nasal, um exame feito utilizando uma pequena câmera para examinar a cavidade nasal. Esse procedimento permite visualizar a secreção purulenta e identificar quais seios faciais estão envolvidos na infecção.

Exames de imagem

Exames de imagem são frequentemente solicitados em casos de rinossinusite crônica, pois o diagnóstico pode ser mais complexo e exigir a identificação de possíveis causas. Portanto, eles ajudam a revelar a presença de pólipos, infecções fúngicas ou problemas odontogênicos, fornecendo informações essenciais para um tratamento adequado.

Os exames de imagem mais comuns são a ressonância magnética, que oferece uma visão detalhada dos tecidos moles e das estruturas ao redor dos seios nasais, e a tomografia computadorizada, que proporciona imagens detalhadas dos seios nasais, permitindo a identificação de obstruções, inflamações e anomalias estruturais.

Outros exames

Exames complementares podem ser solicitados para aprofundar o diagnóstico da rinossinusite. A nasofibroscopia é um exame endoscópico que utiliza o nasofibroscópio, um tubo flexível e fino equipado com uma câmera e uma fonte de luz na extremidade com o objetivo de visualizar a mucosa nasal, a laringe e a faringe, fornecendo informações adicionais.

Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com a RinoClínica

Tratamento da rinossinusite

O tratamento da rinossinusite pode variar dependendo se a condição é aguda ou crônica, levando em conta a gravidade dos sintomas, a causa e a duração da doença.

Tratamentos não cirúrgicos

A rinossinusite viral aguda geralmente é tratada com lavagens nasais com soro fisiológico e medicamentos para aliviar a dor e a febre, sem a necessidade de intervenções cirúrgicas ou outro tratamento específico. Quando a doença persiste ou está associada a uma infecção bacteriana, a administração de antibióticos se torna necessária.

Tratamentos cirúrgicos

Geralmente, a rinossinusite crônica não cede com as lavagens nasais e o uso de medicamentos antibióticos. Nesse contexto, a cirurgia endoscópica nasossinusal é indicada como forma de restaurar a permeabilidade nasal, removendo obstruções e tornando os tratamentos subsequentes mais eficazes, como a aplicação de medicamentos e as lavagens nasais.

Prevenção da rinossinusite

Dependendo da causa, a prevenção da rinossinusite pode ser limitada. No entanto, em muitos casos, é possível adotar medidas para minimizar a frequência de episódios. São elas:

• lavar as mãos com frequência;
  • evitar ambientes lotados e mal ventilados;
  • manter a limpeza e ventilação da casa;
  • não fumar;
  • beber ao menos 2 litros de água todos os dias;
  • reduzir o contato com poeira, pelos de animais, perfumes fortes, produtos de limpeza e ácaros;
  • manter uma dieta variada e equilibrada;
  • evitar mudanças bruscas de temperatura e umidade;
  • fazer lavagens nasais.

Qual a diferença entre rinossinusite e sinusite?

A rinossinusite é a inflamação que acomete simultaneamente a mucosa das cavidades nasais e dos seios paranasais. Essa condição pode ser desencadeada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas, além de condições como alergias, pólipos nasais e outras questões que comprometem a função normal das vias nasais e dos seios paranasais.

Já a sinusite refere-se à inflamação ou infecção que afeta exclusivamente os seios paranasais, sem envolver as cavidades nasais. Semelhante à rinossinusite, pode ser causada por infecções virais, bacterianas ou fúngicas, assim como pode resultar da obstrução devido a pólipos ou desvio de septo.

Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com a RinoClínica

Fonte