Fale conosco pelo WhatsApp

Por que procurar um médico especialista em medicina do sono?

Por: Publicado em 11/09/2020

Dormir bem está entre os pilares principais para a tão almejada saúde. Quando a qualidade do sono não vai bem, sua produtividade é ameaçada. Algumas causas são fatores determinantes para iniciar um tratamento com um especialista em medicina do sono.

  • Apneia do sono;
  • Insônia;
  • Sonolência excessiva;
  • Síndrome das pernas inquietas;
  • Bruxismo;
  • Sonambulismo.

O que é Medicina do Sono?

É uma especialidade médica oficializada e que trata todos os distúrbios do sono. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os distúrbios do sono afetam 40% dos brasileiros e 45% da população mundial – números que demonstram a importância da medicina do sono.

O que pode causar distúrbios do sono?

Tanto a questão de demorar a cair no sono quanto acordar várias vezes durante à noite pode ser caracterizada como distúrbio. A insônia pode ser vista como sintoma e distúrbio. Condições psicológicas como estresse, ansiedade e demência aumentam a condição para o problema e deve ser tratada também.

Quando procurar um médico do sono?

O médico otorrinolaringologista pode ajudar você através de exames clínicos e avaliação criteriosa para comprovar se o paciente tem algum distúrbio do sono e qual a sua gravidade. Assim, será definida o melhor tratamento para o paciente.

O exame solicitado normalmente é a polissonografia, para avaliar os estágios do sono e as pausas respiratórias durante a noite.

Medicamentos interferem no sono?

Alguns medicamentos podem interferir no sono, principalmente quando ingeridos à noite. Remédios para pressão arterial, glaucoma, antidepressivos e cortico ides são alguns deles. O recomendado é sempre comentar com o médico que você tem insônia, mas não interrompa o tratamento sem avisar o médico que está acompanhando seu tratamento.

Hábitos interferem no sono?

Ficar atento quanto aos hábitos durante o período da noite também é importante. Evitar cafeína, tabagismo, chimarrão e chás como o chá verde que aceleram o metabolismo é parte do processo de higienização do sono. Esses hábitos precisam ser mudados para um sono tranquilo e reparador. Além de potencializar o distúrbio e atrapalhar no tratamento.

Exame do sono: faça agora mesmo!

Aqui na Rinoclínica temos o exame a Polissonografia domiciliar, o exame é realizado na casa do paciente sem precisar dormir fora de casa. O exame é bem completo e você recebe todas as orientações aqui na clínica. Métricas do sono significativas são coletadas em sua amplitude, tais como: freqüência respiratória, número e tipo dos eventos respiratórios (apneias, hipopneias, esforço) saturação do oxigênio do sangue, tempo total na cama e frequência cardíaca.

Indicada para diagnóstico de SAOS (síndrome da apneia obstrutiva do sono) quando há uma suspeita forte de que o paciente tem o distúrbio (relatos de apneias, roncos, sonolência diurna excessiva, percepção de um sono ruim).