Apesar das semelhanças, existem várias diferenças entre o resfriado e a gripe que permitem diferenciar as condições para buscar auxílio médico mais propício.
Entender e identificar as diferenças entre resfriado e gripe sempre foi um desafio para as pessoas, e essa avaliação tornou-se ainda mais complicada com a pandemia de Covid-19 — já que a doença tem sintomas que podem ser muito semelhantes às infecções respiratórias virais mais comuns.
Por conta disso, é fundamental entender a diferença entre resfriado e gripe e também a diferenciação em relação à Covid-19 para buscar auxílio médico de acordo com o caso. Entenda mais a seguir!
Diferença entre resfriado e gripe: tudo sobre o assunto
A diferença entre resfriado e gripe pode não parecer tão evidente logo de início. Entretanto, é possível diferenciar as condições pela forma de manifestação e intensidades dos sintomas. Conheça cada uma delas a seguir.
Resfriado
O resfriado é uma infecção respiratória viral geralmente causada por Rinovírus, e pelo Parainfluenza, em menor frequência. Trata-se de uma condição que acomete a parte superior dos pulmões.
Uma importante diferença entre gripe e resfriado é que este último apresenta sintomas mais leves de moderados, com início gradual. Entre eles incluem-se:
- Coriza;
- Tosse;
- Espirros;
- Desconforto na garganta e rouquidão;
- Febre baixa;
- Dor de cabeça leve;
- Dor muscular leve;
Os sintomas do resfriado permanecem entre 2 a 4 dias, apresentando melhora após esse período. Não há sazonalidades na ocorrência de resfriados, sendo comuns durante todo o ano.
Uma das diferenças entre resfriado e gripe é que o resfriado pode gerar complicações como otite, sinusite e bronquite.
O tratamento do resfriado é feito com medicamentos antialérgicos, sendo que algumas recomendações também incluem evitar friagem, fazer repouso, beber bastante água e ter uma alimentação leve e saudável, principalmente de fontes de vitamina C, que contribui no aumento da imunidade e resposta do organismo à infecção.
Gripe
A gripe também consiste em uma infecção respiratória viral, mas é causada pelo vírus Influenza do tipo A, como o H1N1, ou B, como o Yamagata, sendo mais comum no inverno, quando geralmente apresenta picos de transmissão.
Uma significativa diferença entre gripe e resfriado é que a segunda doença apresenta início abrupto dos sintomas, que também são mais intensos, apesar de serem os mesmos. Os principais são:
- Febre alta;
- Dor de garganta;
- Tosse, geralmente seca;
- Dor muscular;
- Dor de cabeça intensa;
- Fadiga e indisposição;
- Espirros e falta de ar, em casos muito raros.
Os sintomas da gripe permanecem entre 7 e 10 dias, com pico de desconforto entre o 4º e 5º dia. Uma diferença entre gripe e resfriado é que a gripe pode acometer todo o pulmão, o que explica os sintomas respiratórios mais intensos.
Quando os sintomas estiverem mais intensos, a gripe demanda auxílio médico especializado para tratamento, que pode incluir medicação para diminuir a febre, fármacos antigripais e, em alguns casos, antivirais.
Algumas recomendações para a gripe passar mais rápido incluem: beber muitos líquidos, como água, chás e sucos, fazer repouso, evitar friagem e alimentar-se bem, principalmente de sopas e caldos.
Outra significativa diferença entre resfriado e gripe é que a gripe pode causar complicações mais graves, como a pneumonia.
Como diferenciar gripe de Covid-19?
Além da diferença entre gripe e resfriado, uma das dificuldades atuais é diferenciar essas condições da Covid-19. Em muitos casos, a manifestação dos sintomas não apresenta distinção, dificultando o diagnóstico com base apenas nos indícios clínicos.
Como a Covid-19 manifesta-se de forma diferente nos pacientes, alguns indicativos mais comuns da patologia incluem falta de ar e alterações no paladar e olfato.
Entretanto, apenas o exame permitirá um diagnóstico correto e o devido tratamento para o quadro — seja gripe, resfriado ou Covid-19.
Entender a diferença entre resfriado e gripe contribui para identificar qual a abordagem mais apropriada, além de permitir a compreensão de como as condições podem ser distinguidas da Covid-19.
Para não deixar que os sintomas avancem, agende uma consulta com os especialistas da Rinoclínica.
Fontes: