Fale conosco pelo WhatsApp

Recuperação Pós Cirurgia Nasal: quais os cuidados?

Por: Publicado em 04/07/2020

Quando falamos em cirurgia nasal, estamos falando de diversos tipos de cirurgia: septoplastia (para corrigir o desvio de septo) , sinusectomia (cirurgia da sinusite), turbinectomia (cirurgia da “carne esponjosa”) e adenoidectomia. Em geral os cuidados pós-operatórios são muito semelhantes e visam evitar complicações como: sangramento, infecção pós-operatória, entre outras.

  • Mantenha a cabeça elevada em 30-45 graus a maior parte do tempo possível. A cabeça baixa favorece o edema e sangramento nasais. Use travesseiros altos para dormir na primeira semana após a cirurgia.
  • Tome a medicação prescrita sempre após algum alimento, isto reduz a chance de náuseas.
  • Se possível, o banho com chuveirinho é o ideal, mas não fundamental. A água deverá ser morna. Esteja preferencialmente acompanhado de alguém, para ajudar-lhe na eventualidade de algum mal-estar ou sangramento.
  • Não remova curativos ou pontos do nariz. Entretanto, você pode limpá-lo na sua “entrada” 2x por dia usando um cotonete molhado com água oxigenada, para remover as crostas e secreções.
  • Você pode ter que respirar pela boca algum tempo caso seu nariz comece a entupir por crostas ou edema mais internos, o que pode causar boca seca. Desta forma, é muito importante a abundante ingestão de líquidos
  • Evitar: banho muito quente, exposição ao sol, e ambientes abafados, pois facilitam o sangramento
  • Alimentação: evitar alimentos muito duros e quentes.
  • Pode haver uma placa de material sintético (splint nasal) no interior do nariz, que será retirada pelo médico após uma semana da cirurgia
  • É comum apresentar algum sangramento discreto e eventual nos dois ou três primeiros dias após a cirurgia. Entretanto, qualquer sangramento abundante ou que não pare deve ser prontamente comunicado ao seu médico.
  • Não assoe o nariz na primeira semana após a cirurgia. Evite levantar peso. Estas atividades aumentarão a probabilidade do sangramento nasal. Se você tiver que espirrar, faça-o com sua boca aberta. Isto impede o aumento da pressão no nariz.

MEDICAMENTOS

Não tome aspirina ou dos produtos que contêm o ácido acetil-salicílico . A aspirina impede a coagulação. Nos primeiros dias após a cirurgia Já no primeiro dia, use o spray nasal de soro cerca de 10 vezes por dia manter o mucosa úmida e ajudar a amolecer as crostas.

Para outras dúvidas, ficamos sempre à disposição através dos canais de comunicação, telefone, Whatsapp ou e-mail.