Fale conosco pelo WhatsApp

Sinusite tem cura?

imagem ilustrativa de mulher tocando o nariz
Por: Publicado em 07/04/2022

Saiba se a sinusite tem cura e como distinguir o quadro de condições como a rinite e quais as manifestações mais comuns que devem ser observadas.

Uma dúvida comum que muitos pacientes levam aos médicos otorrinolaringologistas é se a sinusite tem cura.

A sinusite é uma inflamação que acomete as mucosas faciais, podendo ser ocasionada por alterações anatômicas que prejudicam a drenagem das secreções, processos infecciosos ou alérgicos.

Antes de entender se sinusite tem cura, entretanto, é importante compreender melhor os detalhes sobre o diagnóstico da condição e os possíveis tratamentos. Saiba mais a seguir.

Diagnosticando a sinusite

Os incômodos da sinusite atacada podem variar enormemente entre os pacientes acometidos pela condição. O termo sinusite vem sendo usado popularmente para descrever sintomas como:

  • Congestão nasal;
  • Dor na face ou na cabeça;
  • Alterações no olfato;
  • Coceira no nariz;
  • Pressão nos seios paranasais com sensibilidade;
  • Fadiga;
  • Tosse;
  • Acúmulo de secreção no nariz ou garganta.

Apesar dessas ocorrências comuns, nem sempre a presença desses sintomas significa um quadro de sinusite.

Para esclarecer, de uma vez por todas, vamos explicar as principais diferenças entre os diversos quadros que podem apresentar-se:

  • Rinite aguda: em geral, apresenta-se como congestão nasal, coriza clara, coceira e espirros;
  • Rinite crônica: ocorre quando o paciente apresenta quadros de rinite, com os mesmos sintomas descritos acima, mais de 4 vezes por semana e por um período maior do que 4 semanas;
  • Sinusite aguda: pode ser viral ou bacteriana, dura mais de 10 dias e pode vir acompanhada de dor de cabeça e eliminação de secreção purulenta nasal. Os sintomas também podem incluir dor de cabeça, febre, fadiga, tosse, dores musculares e perda de apetite;
  • Sinusite crônica: apresenta os mesmos sintomas, mas caracteriza-se por sua persistência por mais de 12 semanas, podendo ser de intensidade variável no decorrer dos dias, mas com agravamento do quadro no período noturno e tosse pela manhã, com melhora dos desconfortos durante o dia.

Portanto, antes de saber se sinusite tem cura, é fundamental que a manifestação e persistência dos sintomas sejam consideradas, garantindo um diagnóstico apropriado que nortear o tratamento para que ele seja mais efetivo para o quadro apresentado pelo paciente.

Além da avaliação clínica dos sintomas, o especialista pode solicitar exames adicionais para confirmação do diagnóstico — como endoscopia nasal, tomografia dos seios da face e videonasolaringoscopia.

Devido à congestão nasal persistente, pacientes com quadro crônico de rinite têm maior tendência a apresentar quadros de sinusite, seja na versão aguda ou crônica, mas não se trata da mesma condição e cada uma delas demanda tratamentos distintos.

Quais as opções de tratamento da sinusite?

O tratamento da sinusite depende diretamente do tipo de patologia. A sinusite tem cura mais fácil quando é aguda, na qual a abordagem medicamentosa costuma apresentar êxito, o que pode incluir descongestionantes nasais, analgésicos, corticoides ou antibióticos.

Também pode ser recomendada pelo especialista a realização da lavagem nasal periódica com soro fisiológico para favorecer a eliminação do excesso de muco.

Alguns dos medicamentos para tratamento da sinusite são controlados, de forma que é fundamental uma avaliação com médico especialista para diagnóstico do quadro. Por vezes, é solicitado o exame de tomografia para confirmação do quadro clínico e definição do tratamento mais adequado.

À medida que o tratamento fizer efeito, alguns dos indicativos de melhora da sinusite incluem secreções de cor transparente, diminuição da tosse, alívio dos sintomas físicos e melhora da respiração e da disposição.

Cirurgia para sinusite

Nos quadros de sinusite crônica, é importante fazer uma investigação completa com exames de imagem, acompanhamento médico e em alguns casos selecionados, realização do procedimento cirúrgico.

A sinusectomia é uma cirúrgica recomendada para alguns casos crônicos de sinusite permitindo a correção de aspectos estruturais dos seios da face para facilitar a eliminação das secreções, bem como permitir o manuseio de medicações e lavagens nasais.

Com isso, a sinusectomia representa um alívio da sinusite para muitos pacientes, prevenindo a recorrência das infecções para pessoas que tem um quadro crônico da infecção.

Sinusite tem cura?

A crença popular de que sinusite não tem cura está longe de ser verdade, pois a sinusite tem cura, o que sempre depende do caso particular e da avaliação especializada.

Mesmo nos poucos casos nos quais o problema não pode ser totalmente revertido, os tratamentos disponíveis geram benefícios muito expressivos na qualidade de vida do paciente.

Saiba como é realizada a cirurgia para sinusite e quais são os cuidados no pós-operatório.

Caso queira se aprofundar no assunto e retirar mais dúvidas entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta.

Fontes:

Rinoclínica;

Academia Brasileira de Rinologia.

Marque sua consulta conosco!

A Rinoclínica é um centro especializado em otorrinolaringologia, em Porto Alegre – RS especialistas em exames e cirurgias na área de ouvido, nariz e garganta

Ao clicar em enviar os dados, você concorda com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE