Existem técnicas cirúrgicas que podem ajudar no tratamento da apneia do sono
O sono é inegociável para uma boa qualidade de vida, por isso, quando ele fica prejudicado, o impacto negativo pode atingir todas as esferas de um paciente.
Uma das principais causas de complicações durante o sono é o ronco, que precisa ser tratado muitas vezes pelas cirurgias de ronco para evitar complicações no futuro.
Existem diversos tratamentos para pacientes que sofrem com os efeitos do ronco, mas o distúrbio pode muitas vezes ser mais grave, sendo necessário lançar mão dos tipos de cirurgias de ronco.
Quais os tipos de cirurgias para o ronco
Cientificamente conhecido como apneia obstrutiva do sono, o ronco é uma doença que obstrui as vias respiratórias na garganta durante a noite de sono. Essa obstrução leva a uma pausa na respiração, que pode provocar o barulho e todos os efeitos negativos para a vida do paciente.
Após uma avaliação médica profunda e o diagnóstico da causa do ronco, existem algumas opções de tipos de cirurgias de ronco que podem ajudar na resolução do caso.
Uvulopalatofaringoplastia
Um dos tipos de cirurgias de ronco mais comuns é a uvulopalatofaringoplastia. A técnica retira o excesso de tecidos na garganta que pode causar a obstrução de ar, reposicionando os músculos da faringe e melhorando a qualidade de respiração durante o sono do paciente.
Com a passagem do ar facilitada, os sons do ronco costumam ser evitados quando são causados pela apneia.
Faringoplastia lateral
Quando a apneia do sono é provocada pela flacidez dos músculos da faringe, essa costuma ser a cirurgia indicada. Durante o procedimento, o paciente tem a estrutura muscular da faringe dilatada para facilitar a passagem de ar. Toda a cirurgia é feita a partir da boca, e costuma resolver o ronco.
Septoplastia
Uma das principais causas da apneia do sono está relacionada ao desvio de septo, causado pelo excesso de ossos ou cartilagem nesse lugar. A septoplastia é uma cirurgia secundária no tratamento do ronco.
Principais vantagens da cirurgia
Com a correção dos problemas físicos que causam a apneia do sono e o ronco, os tipos de cirurgias de ronco trazem diversos benefícios para a vida do paciente, como:
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhora a qualidade de vida do paciente;
- Maior disposição durante o dia;
- Correção de dificuldades respiratórias.
Cuidados após a cirurgia de ronco
Todo o cuidado após uma cirurgia vai depender dos tipos de cirurgias de ronco indicados para aquele paciente. Em geral, a recuperação entre todas elas costuma ser tranquila e não oferece grandes complicações ao paciente.
A recomendação médica para os tipos de cirurgias de ronco costuma envolver uma dieta líquida e fria nos primeiros dias, aliada ao repouso e medicação recomendada pelo médico responsável.
Qual profissional realiza a cirurgia de ronco?
Geralmente, os tipos de cirurgias de ronco costumam ser indicadas de acordo com a gravidade do caso e alteração anatômica do paciente. Assim que o diagnóstico é feito, o médico otorrinolaringologista é o especialista indicado para todos os procedimentos de tipos de cirurgias de ronco.
A RinoClínica conta com uma equipe de otorrinolaringologistas experientes em tratamentos de ronco e sono, sempre oferecendo um diagnóstico personalizado aos pacientes do Rio Grande do Sul.
Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta com a RinoClínica.
Fonte:
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial