Fale conosco pelo WhatsApp

Tudo sobre os aparelhos auditivos

Tudo sobre os aparelhos auditivos
16/01/2023

O aparelho auditivo é um dispositivo que permite que indivíduos com perda de audição recuperem sua capacidade auditiva

Os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos que captam e amplificam os sons, possibilitando que pessoas com perda auditiva recuperem sua capacidade de se comunicar e participar mais ativamente de atividades cotidianas. Este é um recurso que não cura o problema de audição, mas que possibilita ao paciente recuperar sua qualidade de vida e relações sociais.

A necessidade do uso de aparelhos auditivos é mais comum em pessoas idosas, já que é comum a perda da capacidade auditiva como parte do processo de envelhecimento. No entanto, este dispositivo pode ser indicado para pessoas de outras idades, conforme necessidade. A avaliação e acompanhamento de um otorrinolaringologista é fundamental para que a escolha do aparelho e o processo de adaptação sejam feitos de maneira adequada.

Quando é indicado o uso de aparelhos auditivos?

As principais indicações para uso dos aparelhos auditivos são:

  • Sequelas de otite crônica;
  • Danos às células dos ouvidos, o que pode ocorrer por excesso de ruídos (por trabalho ou hábito de ouvir música alta);
  • Tumor no ouvido;
  • Alterações nas estruturas do ouvido, seja por trauma ou doença;
  • Surdez por desgaste do aparelho auditivo;
  • Degeneração das células do ouvido.

Em todos esses casos, o indivíduo com perda de audição deve se submeter a uma avaliação de um otorrinolaringologista, que poderá identificar o tipo de surdez e confirmar se o uso dos aparelhos auditivos é a melhor metodologia para recuperar o bem-estar do paciente, além de identificar o tipo de aparelho mais adequado à realidade.

Tipos de aparelhos auditivos

Existem diferentes tipos de modelos de aparelhos auditivos, sendo que os principais são:

Retroauricular

É o mais comum. É encaixado na parte superior externa da orelha e ligado ao ouvido por um fino tubo que conduz o som. Possui controles internos de programação, permitindo a regulação de volume.

Intracanal

De uso interno, é fixado no canal auditivo e fabricado especificamente para a pessoa que vai utilizar o dispositivo, a partir de um molde. Dessa forma, o aparelho fica discreto e confortável. Por isso, é um dos tipos de aparelhos auditivos mais recomendados para pessoas idosas.

Intracanal profundo

Também conhecido pela sigla CIC (completely in canal), é o menor dos tipos de aparelhos auditivos. Utiliza tecnologia digital, é de uso interno e se encaixa totalmente dentro do canal auditivo, promovendo maior discrição.

Como escolher o aparelho ideal para você?

Cada um dos aparelhos auditivos existentes possui características específicas que atendem melhor a uma necessidade. O modelo ideal, portanto, depende diretamente do grau de perda auditiva apresentado e estilo de vida do paciente, bem como suas características físicas e condições gerais de saúde.

O dispositivo ideal, portanto, é sempre o que melhor atende às necessidades individuais do paciente. A indicação é feita pelo médico otorrinolaringologista e a escolha do modelo é feita em conjunto com a fonoaudiologia, que poderá indicar também os cuidados a serem tomados durante o processo de adaptação e uso do aparelho.

Benefícios do uso dos aparelhos auditivos

Além da recuperação da capacidade auditiva, o uso dos aparelhos auditivos traz inúmeros benefícios ao paciente. São eles:

  • Maior independência;
  • Qualidade de vida;
  • Combate a baixa autoestima de pacientes com perda auditiva;
  • Constante estimulação dos neurônios da área cerebral auditiva correspondente;
  • Melhoria da socialização do paciente.

Cuidados com os aparelhos auditivos

Uma vez que são compostos por partes eletrônicas, os aparelhos auditivos demandam alguns cuidados tanto para a saúde do paciente como para a preservação do dispositivo. Os principais são:

  • Sempre guarde o dispositivo em sua caixinha;
  • Não molhe o aparelho;
  • Não exponha o dispositivo a calor forte, tomando cuidado com sol e secador de cabelo;
  • Sempre coloque e retire o aparelho com calma, tomando cuidado para que ele não caia no chão e quebre;
  • Sempre siga as recomendações do médico otorrinolaringologista em relação ao uso, limpeza e manutenção do dispositivo;
  • Para limpar o aparelho, jamais use água: há produtos específicos para isso.

Para tirar suas dúvidas sobre os aparelhos auditivos, entre em contato e agende uma consulta com os profissionais da RinoClínica.

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde.

Sociedade Brasileira de Otologia