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A importância de dormir bem

Por: Publicado em 17/12/2020

Mesmo que muitas pessoas negligencie o sono, é preciso entender que dormir bem é um dos pilares para se ter saúde. Isso porque durante o sono o organismo exerce as principais funções restauradoras do corpo, como o reparo dos tecidos, crescimento muscular e a síntese de proteínas, entre outros.

É durante este período noturno e de (descanso), que repomos energias e conseguimos regular o metabolismo.

Uma média de horas para que o organismo esteja bem é estipulada através de pesquisa e de ciência, sugerindo dormir de 7 a 8 horas por dia. Claro, que vai contar com algumas variáveis, como: faixa etária, necessidades de desenvolvimento do corpo e hábitos cotidianos.

Qual a média de horas?

Bom, vamos entender os bebês, estes pequenos precisam dormir um sono reparador de 12 a 15 horas. Variando entre 11 e 13 horas para seu bem-estar.

Crianças pequenas de 1 a 2 anos- O aconselhável é dormir mais de 9 horas para uma boa energia e um crescimento saudável. Já as crianças em idade pré-escolar podem descansar de 10 a 13 horas. Especialistas sugerem não dormir menos de 7 horas para não afetar seu aprendizado.

Adolescentes- Recomenda-se cerca de 8 a 10 horas para um desenvolvimento e aprendizado compatível com sua idade

Adultos necessitam de 7 a 8 horas de sono de qualidade e em horários regulares por dia.

Vamos entender como esse ciclo funciona?

Fase 1 do sono:

Nesta fase que estamos adormecendo, é aquele sono leve, onde qualquer coisa pode nos despertar. Nesta fase o cérebro está trabalhando de maneira irregular, o corpo relaxa e a respiração fica mais lenta.

Fase 2:

Começa o corpo a se acostumar com a temperatura, diminuindo os batimentos cardíacos e nesse momento que o cérebro compreende que vamos pegar no sono.

Fase 3:

Agora sim, já estamos dormindo e nessa fase é necessário descansar profundamente, pois as ondas cerebrais diminuem seu ritmo colaborando para um sono restaurador.

Fase 4:

Somente aqui alguns fatores para nosso desenvolvimento ocorrem, por exemplo: o organismo libera hormônios de crescimento, tecidos se recuperam e o corpo repõe as energias gastas. Somente aqui colheremos os benefícios de dormir bem.

Fase 5:

Esta fase é marcada pelos sonhos. O cérebro acelera novamente seu funcionamento e realiza uma espécie de faxina na memória, sincronizando as informações que foram processadas durante o dia.

Por que essas etapas devem ser cumpridas?

Um sono de qualidade inclui todas essas etapas. O sono é um dos principais pilares da saúde porque tem o poder de fortalecer o sistema imunológico, liberar a produção de alguns hormônios e conservar a memória.

Mas não para por aí. Confira o que uma boa noite faz.

Diminuir o risco de desenvolver doenças como diabetes e problemas cardiovasculares.

Ajuda manter o peso

Diminui os níveis de estresse no organismo

Melhora o humor e a vida social

Ajusta a concentração, pois ajuda a ficar mais atento/focado

Diminui o risco de desenvolver doenças como diabetes e cardiovasculares.

Por isso, reforçamos o compromisso que você deve ter em relação ao seu sono. Como foi sua última noite? Saberia responder?

Você lembra se essa noite foi boa de descanso ou foi permeada de pesadelos, insônia, acordando com aquele cansaço? Vamos investigar o que está acontecendo?

Nós podemos te ajudar! Entre em contato com a gente.