O que é a secura nasal?
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a umidade do ar ideal para a respiração é entre 40% e 70%, porém, na realidade, nem sempre as condições climáticas favorecem que a umidade esteja adequada. Um dos efeitos da umidade abaixo da recomendada é o ressecamento nasal.
O nariz e os seios paranasais são recobertos por células e glândulas responsáveis pela produção de muco. Normalmente, esse muco é continuamente transportado à nasofaringe, levando com ele germes e alérgenos. Quando esse processo sofre alguma alteração, podem ocorrer desde infecções das vias aéreas superiores e crises de rinite alérgica até ressecamento nasal.
A secura do nariz pode ser causada por diversos fatores. Para tratar e evitar o problema, é preciso identificar as causas do ressecamento nasal para que se possa adotar medidas para mantê-lo hidratado, como o uso de soro fisiológico e manter a umidade do ar adequada. Em casos mais graves, é recomendável procurar um médico otorrinolaringologista para avaliar o caso e indicar o tratamento mais assertivo.
Trate o ressecamento nasal com a Rinoclinica
Causas do ressecamento nasal
O ressecamento do nariz pode ter como causas diversos fatores. Conheça a seguir algumas delas.
Ar frio e seco
Entre as causas do ressecamento nasal, essa é uma das mais comuns. Quando o ar está frio, fica mais difícil para o corpo manter as mucosas úmidas, pois a temperatura mais baixa faz com que os folículos que existem no interior das narinas se retraem, dificultando a filtragem e aumentando o fluxo de ar, o que, consequentemente, aumenta o número de partículas inaladas.
Uso de ar-condicionado
O uso do ar-condicionado é uma das causas do ressecamento nasal, pois ele aumenta a concentração de microrganismos e partículas em um espaço restrito. Isso favorece o surgimento de microrganismos que causam diversas doenças, como a gripe, por exemplo. Com o nariz ressecado, a mucosa nasal fica desprotegida.
Uso excessivo de descongestionantes nasais
Entre as causas do ressecamento nasal, figura também o uso de descongestionantes e medicamentos anti-histamínicos usados no tratamento de alergias. Quando utilizados em excesso, causam um efeito rebote, o que prejudica a produção de secreção no interior das narinas, levando ao seu ressecamento.
Alergias e inflamações
Sinusites, rinites e outros processos inflamatórios provocam inchaço, irritação e ardência local. Essas condições estão associadas ao ressecamento do nariz.
Agentes irritantes e fatores ambientais
Poluição, poeira, fumaça (de cigarro, de incêndios), exposição a gases tóxicos e odores fortes (perfume, produtos de limpeza) também são importantes causas do ressecamento nasal.
Trate o ressecamento nasal com a Rinoclinica
Sintomas
Agora que falamos sobre as principais causas do ressecamento nasal, vamos ver quais são os sintomas mais comuns que ele pode causar. Os principais são:
- Sangramento nasal;
- Tosse;
- Sensação de obstrução nasal;
- Ressecamento ou coceira na garganta;
- Dor de cabeça;
- Formação de crostas no nariz;
- Ressecamento nasal constante;
- Sinusite crônica;
- Mudanças no olfato (alterações no cheiro das coisas);
- Vermelhidão ou inchaço local.
O que fazer quando ocorre o ressecamento nasal
Para evitar ficar com o nariz ressecado podem ser adotadas algumas medidas para reduzir o acúmulo de partículas irritantes e microrganismos no local em que a pessoa costuma passar mais tempo. As principais incluem:
- Manter o local limpo e evitar o uso de produtos de limpeza com odores muito fortes;
- Usar máscaras quando houver a necessidade de se expor à fumaça ou a produtos químicos;
- Evitar ficar em locais fechados ou com ar-condicionado;
- Beber bastante água para aumentar a hidratação;
- Utilizar umidificadores de ambiente;
- Usar nebulizadores ou inalar vapores para umidificar as mucosas;
- Usar soro fisiológico para limpar as narinas;
- Usar soluções salinas para manter a mucosa nasal úmida e, ao mesmo tempo, ajudar o organismo a se livrar de microrganismos que possam estar associados a uma das causas do ressecamento nasal.
Nos casos em que não há melhoras com essas medidas, o ideal é procurar por um especialista para que ele indique o tratamento mais adequado.
Trate o ressecamento nasal com a Rinoclinica
Entenda mais sobre esse e demais assuntos com a RinoClínica! Entre em contato e agende sua consulta.
Fontes:
Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial