Fale conosco pelo WhatsApp

Curiosidades sobre o Teste Cutâneo-Alérgico

Por: Publicado em 04/07/2020

Também conhecido como Prick-Test, o teste cutâneo-alérgico é apenas uma dentre as diversas novas tecnologias que trazemos a nossos pacientes. Verificamos que o índice de pacientes com alergias está crescendo. Com um tratamento adequado para alergias, o médico consegue devolver ao paciente o bem-estar que tantos procuram. Seja qual for a intensidade, a alergia a poeira, pelos de animais, ácaros, mofo e tantos outros tipos, podem influenciar muito na rotina de qualquer um. A busca pela qualidade de vida está cada vez mais procurada e os pacientes estão dispostos a se submeter a tratamentos, até mesmo em longo prazo.

Quando identificado qualquer tipo de sintoma alérgico, já é preciso investigar. O médico especialista precisará confirmar os sintomas relatados pelo paciente através de exames.

Métodos de tratamento e exames para diagnósticos alergias evoluem a cada dia, como o teste cutâneo-alérgico. O Prick Test é um teste de método rápido e indolor que pode confirmar a suspeita de alergia, de forma muito mais confortável e, especialmente, confiável.

Ele não é o único exame que pode auxiliar no diagnóstico de alergias. O exame de sangue (chamado como RAST), também é capaz de identificar anticorpos IgE, os responsáveis pela alergia. Entretanto, apesar de ser mais comum, há estudos que comprovam a maior precisão do Prick test em relação ao RAST, havendo uma concordância considerável de que o teste cutâneo também é um meio eficiente de diagnóstico.

O Prick test nada mais é do que a aplicação dos alérgenos, agentes causadores das alergias, na superfície da pele. A indicação da reação à substancia ocorre através de pápulas que poderão surgir na pele do paciente, em tamanho maior ou igual a 3mm.

Após a aplicação dos alérgenos, é preciso aguardar 20 minutos e não coçar para não alterar o resultado do teste. Após os 20 minutos é realizada a leitura do teste e entregue o laudo.

A grande vantagem de descobrir qual é a alergia do paciente é poder orientá-lo corretamente sobre quais os cuidados deve tomar na sua rotina para evitar a crise alérgica.