Fale conosco pelo WhatsApp

Audiometria

Audiometria
4 min. de leitura

A audiometria avalia a capacidade auditiva de uma pessoa ao medir sua sensibilidade a diferentes sons e frequências

 A audiometria avalia a audição por meio de tons sonoros de diversas intensidades. O exame costuma ser indicado como método de acompanhamento da saúde auditiva do paciente ao longo da vida, assim como em casos em que a pessoa apresenta sintomas que afetam sua qualidade de vida, como zumbido e tontura. Entenda como o exame é realizado e qual é o seu preparo.

O que é audiometria?

Audiometria é o exame que avalia a capacidade de audição, identificando potenciais deficiências auditivas em pacientes de diferentes faixas etárias. O teste é indolor e rápido, com duração média de 30 minutos, e pode ser feito em qualquer idade.

Durante o exame, são utilizados tons sonoros de diferentes frequências e intensidades para determinar o limiar auditivo de cada pessoa. O limiar auditivo representa o nível mínimo de som que o indivíduo é capaz de detectar em cada frequência testada. Por isso, o teste auxilia no monitoramento da saúde auditiva ao longo da vida.

Para que serve a audiometria?

A audiometria diagnostica diferentes problemas auditivos, possibilitando sua identificação precoce e o tratamento adequado, como o uso de aparelhos auditivos. O exame também serve para acompanhar o tratamento e evolução de pacientes já diagnosticados com distúrbios na audição. Alguns destes distúrbios são:

  • Perda auditiva: refere-se à diminuição na capacidade de detectar sons devido a fatores como predisposição genética, infecções, lesões, exposição prolongada a ruídos intensos e envelhecimento;
  • Zumbido: caracterizado pela percepção de som constante ou intermitente por alterações nos sistemas auditivo, circulatório, neurológico ou psicológico;
  • Tontura: é a sensação de desequilíbrio ou vertigem causada por distúrbios no ouvido interno, no cérebro ou na coluna cervical;
  • Otite: é a inflamação do ouvido caracterizada por dor, febre, secreção e diminuição da audição — oriunda de vírus, bactérias ou fungos;
  • Otosclerose: refere-se ao crescimento anormal do osso estribo no ouvido médio, causando perda auditiva progressiva e zumbido;
  • Doença de Ménière: é uma condição caracterizada por alterações no líquido endolinfático no ouvido interno, podendo resultar em perda auditiva variável, zumbido, tontura e náusea.

Como é feita a audiometria?

Antes da audiometria, o paciente recebe orientações sobre o procedimento e como se preparar para o exame. O teste acontece em uma sala audiométrica, que minimiza o ruído externo. O paciente utiliza fones de ouvido e ouve os sons de diferentes frequências e intensidades emitidos pelo audiômetro, variando dos tons mais graves aos mais agudos, dos sons mais fortes aos mais fracos.

O teste é realizado em cada um dos ouvidos e tem o propósito de analisar o menor nível de som que o paciente pode ouvir em cada frequência testada. A audiometria também pode analisar a discriminação auditiva, que se refere à capacidade de reconhecer as palavras ouvidas. Os resultados são registrados no audiograma, gráfico que aponta o tipo e o grau de deficiência auditiva.

Tipos de audiometria

Existem alguns tipos de audiometria. A audiometria tonal avalia a capacidade auditiva em relação a tons puros emitidos pelo aparelho audiômetro. O paciente é orientado a sinalizar quando ouve o som, geralmente pressionando um botão ou levantando a mão. Os resultados são registrados no audiograma.

A audiometria vocal testa a habilidade de discriminação auditiva para palavras ouvidas. Durante o exame, o paciente é orientado a repetir as palavras que ouve com o auxílio de fones de ouvido. O resultado é apresentado como uma porcentagem que indica o nível de reconhecimento das palavras.

A audiometria infantil é destinada às crianças entre 4 e 5 anos que possuem dificuldades de comunicação. Geralmente, o exame é realizado com brinquedos e o profissional observa as diversas reações dos pequenos durante o procedimento.

A audiometria comportamental é realizada em crianças de 0 a 2 anos. O especialista avalia o comportamento da criança diante de um estímulo sonoro.

Já a audiometria de tronco cerebral capta a atividade elétrica do nervo auditivo do tronco cerebral em resposta aos sons no caso de pacientes que não conseguem se expressar no teste convencional.

Como se preparar para a audiometria?

É necessário seguir alguns preparos para o exame de audiometria, como:

  • Não frequentar ambientes ruidosos nas 24 horas anteriores ao exame, para evitar alteração temporária na audição;
  • Suspender medicamentos que interfiram na audição, como anti-inflamatórios, antibióticos, diuréticos e analgésicos, apenas com permissão e acompanhamento médico;
  • Limpar os ouvidos com cuidado, evitando o uso de cotonetes ou objetos pontiagudos para não empurrar a cera para dentro do canal auditivo;
  • Mostrar exames anteriores de audição para o profissional, se houver;
  • Comunicar ao profissional que conduz o exame qualquer sintoma que esteja associado à audição, como dor, secreção, zumbido ou tontura.

Quais profissionais podem realizar o exame de audiometria?

No geral, os profissionais habilitados para realizar a audiometria são os fonoaudiólogos, os audiologistas e os otorrinolaringologistas. Esses profissionais são capacitados a conduzir o exame de maneira precisa e a interpretar os resultados de forma a diagnosticar e tratar os diversos problemas auditivos.

Entre em contato agora mesmo e agende já sua consulta na RinoClínica

Fonte:

Ministério da Saúde