Fale conosco pelo WhatsApp

Limpeza dos Ouvidos

Limpeza dos Ouvidos
13/06/2022

Aprenda a maneira correta de realizar a higiene dos ouvidos sem causar lesões e prejudicar seu funcionamento

Limpar os ouvidos corretamente pode ajudar a evitar problemas futuros e eliminar o que realmente precisa ser eliminado. Isso porque muitas pessoas acreditam que a cera produzida em seu interior precisa ser totalmente eliminada.

Por isso, muitas dúvidas surgem sobre a limpeza dos ouvidos. Na verdade, ela não está associada à remoção de cera, tampouco ao uso de cotonetes, mas sim à manutenção de higiene em níveis ideais para que a saúde dos ouvidos seja valorizada, e não prejudicada.

Qual a função da cera do ouvido?

A cera, apesar do aspecto nada agradável, tem uma função benéfica para o ouvido. Ela é produzida por glândulas semelhantes às sudoríparas, localizadas no interior do ouvido, e sua função é de, junto com os pelos, barrar a entrada de agentes externos que podem ser nocivos, como água, poeira e outras sujeiras.

A cera também age como uma barreira para microrganismos que podem causar infecções, como bactérias e fungos, e mantém a pele lubrificada, buscando evitar assim irritações e reações alérgicas.

Por isso, quando se fala em limpeza dos ouvidos, não se fala necessariamente de remoção de cera. Aqui, estamos buscando apenas manter a higiene preferencialmente do ouvido externo, também chamado de pavilhão auditivo.

A única recomendação de limpeza dos ouvidos sobre a cera é para a retirada do excesso. Existem casos em que o excesso de cera pode ser prejudicial, causando desconforto, dores e outros sintomas, como dificuldade de audição.

Ainda assim, nessas situações, é importante se consultar com um médico otorrinolaringologista para investigar a origem do excesso e dos incômodos e tratá-los devidamente.

Quais os riscos da limpeza incorreta dos ouvidos?

A limpeza dos ouvidos deve ser cuidadosa. Muito se difunde sobre o uso de cotonetes para limpar a região. Na verdade, a utilização incorreta das hastes flexíveis pode causar danos tanto por causa da remoção exagerada ou simplesmente por causa da manipulação da cera por meio delas.

Entre os danos que o uso de cotonete pode trazer aos ouvidos, podemos destacar:

  • A retirada da cera, deixando o espaço livre para a ação de agentes externos;
  • Risco de infecções como a otite;
  • Risco de irritação e coceira no ouvido;
  • Zumbido;
  • Obstrução de cera que, ao invés de removida, é empurrada para áreas mais internas do ouvido;
  • Lesões causadas pela profundidade da haste.

Como é a limpeza dos ouvidos correta?

Ainda que uma das funções da cera de ouvido seja a de lubrificar e limpar o órgão, é possível e importante que se realize a limpeza dos ouvidos de forma adequada, para manter a higiene, evitar o acúmulo de excesso de cera e auxiliar na prevenção de problemas futuros.

A limpeza dos ouvidos não precisa ser realizada com frequência, porque a cera é mais benéfica que prejudicial. O melhor momento para que seja feita a higiene é após o banho, com uma toalha limpa e macia ou um lenço umedecido, passando-os sempre pela região externa com os próprios dedos.

Sendo assim, não é necessária a utilização de cotonetes ou outro tipo de haste, a não ser que elas se limitem à limpeza do pavilhão externo. Apenas a cera que aparece nessa região pode ser removida com cuidado.

Quando procurar o otorrinolaringologista?

Ainda que a pessoa tenha todos os cuidados necessários de limpeza dos ouvidos, pode ocorrer acúmulo exagerado de cera em alguma ocasião que cause sintomas e necessite de atendimento médico.

O otorrinolaringologista, nesses casos, avaliará a necessidade de limpeza por meio de técnicas como a lavagem ou a aspiração. Sintomas como dificuldade auditiva, incômodos e dores podem ser aliviados nesse momento, mas também pode ser prescrito tratamento caso seja identificada a necessidade.

A limpeza dos ouvidos ideal é aquela que mantém o funcionamento dos mesmos de forma saudável e sem complicações. Além da higiene, outros cuidados para cuidar da saúde da audição também devem ser sempre tomados.

Veja a maneira correta de se higienizar os ouvidos, tire suas dúvidas e entre em contato.

Fonte:

Hospital Israelita Albert Einstein