Fale conosco pelo WhatsApp

Exames de Otorrino

Médica observa o ouvido de criança
Por: Publicado em 02/12/2021

A realização de exames na otorrinolaringologia é essencial para o diagnóstico adequado das alterações de ouvido, nariz e garganta

O otorrinolaringologista é um profissional que se responsabiliza por diagnosticar, acompanhar e tratar alterações que acometem ouvido, nariz, seios faciais, faringe, laringe, cabeça, pescoço e boca. Para que este trabalho seja possível, o especialista realiza uma criteriosa avaliação clínica do paciente e, com base nos sintomas apresentados, solicita exames de otorrinolaringologia que complementam o diagnóstico.

Existem diversos exames de otorrinolaringologia, sendo alguns deles considerados de rotina e parte do chamado check-up preventivo, enquanto outros mais específicos são indicados apenas diante de sintomas particulares. A necessidade de realizar essas avaliações deve ser sempre analisada por um médico especializado nesta área, que poderá entender as necessidades do paciente e solicitar os exames mais adequados para cada caso.

Principais exames da otorrinolaringologia

A otorrinolaringologia é uma especialidade bastante complexa e abrangente, e seu trabalho envolve o equilíbrio, a saúde das cordas vocais, o olfato, o paladar e a audição. Nesse sentido, os exames da otorrinolaringologia podem ser divididos em 3 grandes grupos, sendo eles:

Exames de nariz

A nasofibrolaringoscopia, também chamada de videonasofibrolaringoscopia, é o principal exame solicitado pelo otorrinolaringologista para identificação de alterações no nariz. Entre as principais enfermidades que podem ser identificadas a partir desta avaliação, estão:

  • Desvio de septo;
  • Sinusite;
  • Faringite;
  • Rinite alérgica;
  • Pólipos;
  • Distúrbios do sono;
  • Distúrbios do olfato e paladar;
  • Tumores de nariz ou garganta;
  • Refluxo gastroesofágico;
  • Ronco.

Também pode ser solicitada a tomografia dos seios da face, dependendo da necessidade identificada pelo especialista.

Exames de ouvido e labirinto

Responsáveis pelas funções da audição e do equilíbrio do organismo, o ouvido e o labirinto do paciente podem ser examinados a partir de audiometria tonal, audiometria vocal, impedanciometria, vectoeletronistagmografia e avaliação otoneurológica. Esses exames da otorrinolaringologia ajudam na investigação de problemas relacionados à perda de audição, alterações no tímpano, tontura e labirintite.

Exames de garganta e cordas vocais

A laringoscopia indireta é o principal exame solicitado para verificação da saúde das cordas vocais e garganta, auxiliando no diagnóstico de calos nas cordas vocais e outras alterações anatômicas que afetam as estruturas da região.

Exames da otorrinolaringologia: indicação e realização

Diversas doenças e alterações de nariz, ouvidos e garganta podem justificar a realização de exames em otorrinolaringologia, cabendo ao especialista avaliar os sinais clínicos apresentados pelo paciente e apontar as avaliações necessárias para cada caso. Também é responsabilidade do otorrinolaringologista conduzir os exames e analisar os resultados obtidos, orientando o tratamento mais adequado.

A maioria dos exames de otorrinolaringologia pode ser realizada em ambiente ambulatorial, no próprio consultório, e são bastante rápidos de serem executados. Muitos deles, inclusive, apresentam resultados imediatos e são minimamente invasivos e indolores. Dependendo do caso, sprays anestésicos podem ser usados para garantir o conforto do paciente durante o procedimento.

A Rinoclínica é um centro especializado que oferece os principais exames de otorrinolaringologia, além de uma equipe de profissionais devidamente capacitados a realizar consultas, conduzir as avaliações e realizar pequenas cirurgias nos ouvidos, nariz e garganta. Para tirar suas dúvidas a respeito dos procedimentos, entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF);

Ministério da Saúde;

Portal PebMed.