Existe tratamento para desvio de septo?

05/10/2023

O desvio de septo atinge mais de 80% da população, mas só representa um problema quando prejudica a respiração

O desvio de septo é uma condição bastante comum, caracterizada pela alteração do posicionamento do septo nasal, a parede constituída por osso e cartilagem que divide as duas narinas. As duas fossas nasais deveriam ser idênticas, mas isso raramente acontece, por isso o septo se apresenta com alguns desvios.

O tratamento para desvio de septo é indicado quando ele se torna um problema, ou seja, quando causa obstrução nasal, dificuldades de respiração e outros sintomas relacionados.

A alteração anatômica no septo nasal pode acontecer em pontos diferentes e ter graus variados. As causas mais comuns são traumas na região, inflamações ou fatores genéticos que fazem a pessoa já nascer com essa condição.

Neste conteúdo, iremos abordar as opções de tratamento para desvio de septo e como diagnosticar essa condição. Acompanhe!

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende já sua consulta com a RinoClínica!

Como diagnosticar o desvio de septo

O diagnóstico do desvio de septo é feito pelo médico otorrinolaringologista após considerar os sintomas apresentados pelo paciente. Os principais são:

• Congestão nasal;
  • Dor de cabeça ou no rosto;
  • Dificuldades para respirar;
  • Sangramento pelo nariz;
  • Nariz entupido;
  • Ronco e apneia do sono;
  • Crises de rinossinusites;
  • Cansaço excessivo.

O desvio de septo também é frequentemente associado a algumas doenças respiratórias, entre elas a rinite crônica e a sinusite crônica.

A alteração anatômica no septo nasal não interfere na parte estética do nariz e sim na sua funcionalidade. Por esse motivo, não é possível perceber o desvio sem um exame específico realizado pelo otorrinolaringologista. Após ouvir as queixas do paciente e realizar o exame clínico feito com um endoscópio flexível para avaliar o interior da cavidade nasal, o médico pode identificar o desvio de septo.

Outros exames podem ser utilizados no diagnóstico e tratamento para desvio de septo, como a tomografia dos seios da face, que permite avaliar melhor as estruturas do rosto, ossos e fossas nasais.

Opções de tratamento para o desvio de septo

O tratamento para desvio de septo é a cirurgia, indicada para desvios mais significativos ou quando não houve melhora da respiração e alívio dos sintomas com a administração de medidas conservadoras.

Septoplastia

A septoplastia é a cirurgia para corrigir o posicionamento da parede que divide as duas narinas. O procedimento não tem caráter estético, apenas funcional, e consiste no realinhamento do septo nasal para o centro da cavidade deixando-o reto.

O otorrinolaringologista pode remover partes da cartilagem ou do osso que causem o desvio e assim corrigir o problema. O procedimento é feito em centro cirúrgico com anestesia geral e costuma durar pouco mais de uma hora.

Cuidados após a septoplastia

O paciente que realiza esse tipo de tratamento para desvio do septo recebe alta hospitalar no mesmo dia e já pode iniciar os cuidados para uma recuperação tranquila. As principais recomendações são:

• Evitar exposição à luz do sol;
  • Tomar os remédios indicados pelo cirurgião;
  • Fazer a higienização adequada da região operada;
  • Evitar a prática de atividades físicas até a liberação médica.

Em cerca de uma semana, o paciente já está totalmente recuperado e já pode voltar a respirar normalmente.

Qual o profissional procurar para a septoplastia?

O otorrinolaringologista é o profissional responsável por indicar o tratamento para desvio de septo mais adequado, entre eles a septoplastia para os casos em que há necessidade de uma intervenção cirúrgica.

A RinoClínica é um centro especializado que oferece atendimento para pacientes que apresentam alterações no nariz, garganta e ouvidos e demais estruturas da região.

Entre em contato com a RinoClínica agora mesmo, agende sua consulta.

RinoClínica

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial