Conheça a importância, os benefícios e como fazer uma lavagem nasal bem-feita
O nariz entupido é uma situação muito incômoda que todas as pessoas já puderam experienciar. Muitas vezes, é causado pelo acúmulo de sujeira que, com o passar do tempo, dificulta a passagem de ar pela respiração. Essa é uma das situações em que se é recomendada uma lavagem nasal.
Neste conteúdo, vamos explicar um pouco mais sobre o que é uma lavagem nasal e como fazê-la da forma correta. Acompanhe!
O que é uma lavagem nasal e para que serve?
Lavagem nasal é o processo de irrigação da cavidade nasal com o intuito de remover excesso de muco e sujeira que vai se acumulando nesse espaço com o passar do tempo. Para isso, é utilizada uma solução de 0,9% de cloreto de sódio, conhecida popularmente como soro fisiológico.
Além de limpar as vias aéreas, a lavagem nasal, quando feita corretamente, auxilia na prevenção de infecções e na melhora dos sintomas de condições causadas pelo acúmulo de muco e sujeira ou que tenham a congestão nasal como um de seus sintomas.
O que pode dar errado durante uma lavagem nasal?
A atenção à lavagem nasal correta é importante não somente por causa de seus benefícios, mas, também, por causa das complicações que podem ocorrer quando os cuidados necessários não são tomados adequadamente.
Primeiramente, é importante ter noção do que está sendo utilizado durante o processo. Uma lavagem nasal convencional é feita com soro fisiológico. Outras substâncias só devem ser utilizadas caso haja recomendação médica específica.
Utilizar água diretamente da torneira pode levar microrganismos para o nariz, aumentando o risco de infecções, ou mesmo substâncias que podem causar alergia. Assim, em vez de alívio, a pessoa pode sentir piora nos sintomas.
A aspiração na lavagem nasal deve ser feita com suavidade. Assim, evita-se pressão sobre as mucosas nasais — e, consequentemente, a ocorrência de lesões — e o acesso do soro às vias respiratórias.
Quais os benefícios de realizar lavagem nasal?
Uma lavagem nasal bem-feita tem diversos benefícios. São eles:
- Desobstrução das vias aéreas, ou seja, a melhora do nariz entupido;
- Prevenção de infecções respiratórias;
- Prevenção da ação de agentes alergênicos;
- Melhora da capacidade de respiração;
- Melhora de sintomas incômodos de alergias e infecções respiratórias;
- Aumento da qualidade do sono.
Qual o modo correto de fazer lavagem nasal?
Ao se fazer a lavagem nasal, deve-se utilizar uma seringa (que não deve ser compartilhada) ou itens próprios para esse fim. A pessoa deve posicionar o tronco e a cabeça levemente inclinados para a frente e para o lado oposto da narina a ser lavada. Essa posição é muito importante para que toda a cavidade nasal seja lavada sem o risco de o líquido descer pelas vias aéreas.
Em seguida, deve inserir o soro suavemente na narina. Essa ação deve ser realizada com a boca aperta, para que o líquido saia através da outra narina. Em seguida, deve realizar o mesmo passo na outra narina. Em pessoas adultas, cerca de 120 ml de soro são suficientes para uma lavagem nasal bem-feita em cada narina.
De quanto em quanto tempo é recomendado realizar a lavagem nasal?
A frequência da lavagem nasal depende do motivo pelo qual esse tratamento está sendo realizado. De modo geral, em casos de resfriado, rinite ou outras doenças, é recomendado que esse procedimento seja feito pelo menos 2 vezes ao dia, podendo chegar até 4 em alguns casos.
Vale lembrar que pessoas saudáveis também podem fazer lavagem nasal. Nesses casos, uma ou duas vezes ao dia são frequências suficientes para manter a cavidade do nariz limpa.
Crianças podem fazer lavagem nasal?
Sim. A lavagem nasal pode ser feita em pessoas de qualquer idade, incluindo recém-nascidos e crianças. No entanto, a quantidade de soro deve ser menor (geralmente não ultrapassando 5 ml).
Como saber se é necessário realizar uma lavagem?
Como já mencionado, mesmo pessoas saudáveis podem fazer lavagem nasal para prevenir que o nariz congestione ou sofra com doenças infecciosas, alergias e outras condições que podem afetar essa área do rosto. No entanto, é muito comum que a lavagem seja indicada nos seguintes casos:
- Rinites;
- Rinossinusites;
- Infecções das vias aéreas superiores;
- Congestão nasal.
Independentemente do caso, é importante que um médico otorrinolaringologista seja consultado, uma vez que muitas dessas condições precisam de orientação e mais tratamentos além da lavagem.
Para saber mais, entre em contato com a RINOCLÍNICA.
Fontes:
Sociedade Brasileira de Pediatria
Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina
Academia Brasileira de Otorrino Pediátrica
Ministério da Saúde