O problema pode afetar a respiração do paciente, dificultando a entrada do ar para os pulmões
Muitos brasileiros possuem algum tipo de doença respiratória ou alguma dificuldade para dormir, mas não sabem o real motivo do problema. Contudo, ele pode estar associado à carne esponjosa no nariz, termo usado para tentar simplificar alguns problemas relacionados ao nariz.
O que é carne esponjosa no nariz?
A carne esponjosa no nariz pode ser definida como o surgimento de inchaços das adenoides ou cornetos nasais, região que tem como função aquecer o ar apurado. As adenoides fazem parte do sistema imunológico, possuindo uma função bastante semelhante à das amídalas.
Quando está inchada, a carne esponjosa pode fazer com que o paciente tenha dificuldade para respirar, fazendo com que ocorra a respiração pela boca.
Você tem carne esponjosa e deseja realizar o tratamento? Clique aqui!
Quais são as causas da carne esponjosa?
A causa da carne esponjosa no nariz ainda não é definida. Esta alteração pode surgir na infância, sendo geralmente provocada pelo aumento das adenoides, que crescem até os 6 anos e depois desaparecem.
Já no caso dos adultos, a carne esponjosa pode ser desenvolvida pela hipertrofia de cornetos, que é o inchaço dos cornetos nasais, suturas responsáveis por filtrar e umidificar a região quando o ar entra no nariz.
Principais sintomas da carne esponjosa no nariz
É muito importante ficar atento aos sinais dessas alterações, que podem afetar pessoas que possuem problemas alérgicos ou respiratórios. Desta forma, podemos destacar uma série de sintomas que se manifestam a partir da carne esponjosa:
- Ronco;
- Agitação e irritabilidade;
- Sensação de nariz sempre entupido;
- Sono agitado;
- Boca seca ao acordar;
- Apneia obstrutiva do sono;
- Mau hálito;
- Resfriados constantes;
- Infecção frequente de garganta e ouvido.
Além desses sintomas citados, a carne esponjosa no nariz pode, ainda, interferir em irritabilidade da criança e no crescimento dos dentes. Ao notar esses sintomas, é fundamental procurar um pediatra ou médico especializado para examinar a região e iniciar o melhor tratamento.
Outro ponto importante é que os sintomas podem se agravar devido à poluição do ar, uso de cigarro, rinite alérgica crônica e infecções por bactérias, fungos e vírus, uma vez que eles podem aumentar o inchaço das partes internas do nariz.
Você tem carne esponjosa e deseja realizar o tratamento? Clique aqui!
Tipos de tratamento para carne esponjosa no nariz
O tratamento ideal para a carne esponjosa no nariz vai depender da idade do paciente, das causas e do tamanho da “carne” presente na região. Na grande maioria dos casos, o médico poderá indicar os seguintes tratamentos:
Uso de medicamentos
Existem alguns medicamentos que são ideais para reduzir o inchaço da carne esponjosa. O tratamento medicamentoso pode ser feito por meio de corticoides aplicados nas narinas ou remédios anti-inflamatórios e antialérgicos para diminuir a inflamação.
Cirurgia
Quando o uso de medicamentos não é efetivo e a carne esponjosa do nariz não reduz, o médico poderá indicar a realização de uma cirurgia para a sua retirada.
Conhecida como adenoidectomia, esse tipo de cirurgia tem, como principal objetivo, retirar as adenoides. A turbinectomia, por sua vez, é a retirada parcial ou total dos cornetos nasais.
Ambas são essenciais para amenizar e aliviar os sintomas da carne esponjosa e facilitar que o ar entre para os pulmões.
Essas cirurgias precisam ser realizadas em um hospital, com a utilização de anestesia geral, sendo que, na maioria dos casos, as pessoas podem retornar para a casa no dia seguinte.
Mesmo sendo uma cirurgia bastante simples, será necessário que o paciente fique de repouso por alguns dias e evite alimentos muito duros e quentes, para que a recuperação seja bem rápida.
Além disso, o médico poderá prescrever antibióticos e analgésicos, que previnem contra infecções e minimizam a dor.
Você tem carne esponjosa e deseja realizar o tratamento? Clique aqui!
Quando buscar ajuda médica?
A procura por um médico especializado deve ser realizada quando o paciente sentir algum tipo de incômodo na região, para que ele consiga investigar se há a presença de carne esponjosa no nariz ou outro tipo de condição, e solicitar os exames ideias para encontrar o melhor tratamento para o caso do paciente.
Entre em contato com a RinoClínica para saber mais sobre este e outros assuntos.
Fontes: