Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para rinites

Tratamento para rinites
12/09/2023

Fique por dentro das opções de tratamento que minimizam os sintomas da doença

O grande filtro do nosso corpo é o nariz. Responsável por impedir que substâncias nocivas ao corpo cheguem até os pulmões, o nariz precisa de alguns cuidados extras no caso de pacientes com rinites.

Essa inflamação nas mucosas nasais pode prejudicar a funcionalidade do nariz e trazer incômodos para a qualidade de vida do paciente. O tratamento para rinites é diverso e engloba diferentes cuidados. Confira agora quais são eles.

Como é feito o diagnóstico de rinite

As rinites acontecem por conta de uma inflamação nas mucosas do nariz, impedindo que ele consiga exercer seu papel de filtro das cavidades nasais. Ela pode ser causada por fatores alergênicos ou não.

Rinites não alérgicas: acontecem pela infecção por vírus, bactérias ou uso de alguns tipos de medicamentos. O tratamento para rinites não alérgicas consiste em eliminar o agente infeccioso e fortalecer o sistema imunológico.

Rinite alérgica: é quando o corpo tem uma reação ao entrar em contato com substâncias estranhas para o organismo. Alguns gatilhos para rinites alérgicas são:

  • Pelos de animais;
  • Ácaros;
  • Poeira;
  • Pólen.

Opções de tratamento para a rinite

Não existe uma cura definitiva para a rinite alérgica, ou seja, daquela provocada pelo contato da mucosa nasal com agentes alergênicos. Mas alguns tratamentos para rinites ajudam a evitar que os sintomas prejudiquem a qualidade de vida do paciente.

Tratamento medicamentoso

Costumam trazer um alívio temporário para os sintomas da rinite alérgica, diminuindo a resposta alérgica do organismo ou diminuindo diretamente os sintomas. Alguns dos medicamentos mais utilizados são:

  • Anti-histamínicos;
  • Antialérgicos;
  • Corticoide nasal;
  • Descongestionantes.

Vacinas antialérgicas

Para casos selecionados, em pacientes que não respondem ao tratamento padrão medicamentoso e quando bem identificado o alergênico causador, o tratamento para rinites pode ser feito a partir da imunoterapia para amenizar ou cessar os sintomas.

Riscos das rinites

Os principais riscos de não seguir um tratamento para rinites que funcione está no prejuízo à qualidade de vida do paciente.

Menor qualidade de vida: por trazer um grande incômodo na região nasal, o paciente pode sentir que a produtividade é afetada, assim como os interesses sociais ou atividades laborais.

Noites de sono ruins: é possível que o paciente que precisa de um tratamento para rinites sinta dificuldade para dormir ou tenha o sono muito leve, o que provoca uma sensação de mal-estar geral durante o dia pela falta de descanso.

Afeta a asma: pacientes asmáticos podem ter a doença intensificada com a rinite alérgica atacada.

Sinusite: a infecção da membrana presente nos seios da face pode ser provocada pela rinite alérgica, aumentando a importância do tratamento para rinites.

Qual profissional procurar?

O profissional adequado para o tratamento para rinites é o otorrinolaringologista. Para ter o diagnóstico correto, o ideal é buscar médicos especialistas, como otorrinolaringologista e alergista.

Para saber quando buscar o médico especialista no tratamento para rinites, é importante ficar atento a alguns sinais de que a doença está se intensificando, como:

  • Medicamentos comuns para alergia deixaram de fazer efeito;
  • Existem outras condições que podem provocar o agravamento da rinite, como asmas e sinusites frequentes;
  • Nada mais faz efeito para aliviar os sintomas.

Os sintomas das rinites podem ser comuns para muitas pessoas por se tratar de uma doença crônica, mas é importante buscar o tratamento para rinites para evitar que os sintomas se tornem mais graves e ter o alívio que faz diferença na qualidade de vida do paciente.

Saiba tudo sobre as rinites agora mesmo, entre em contato e agende já sua consulta.

Fontes:

Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia